68953740574

1688 palavras 7 páginas
EDUCAÇÃO INCLUSIVA

EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE SURDOS
Deficiência Auditiva

Salvador
2013
EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE SURDOS

INTRODUÇÃO:

Educação especial e Inclusão são temas bastante atuais e corriqueiros nos dias de hoje. No entanto perceber a importância desses termos no que diz respeito aos seres humanos envolvidos, os quais, embora pareçam limitados por causa de alguma deficiência, são inteiramente capazes não somente de fazer parte mais de efetuar mudanças no comportamento dos demais ao modo que se adapte ao seu modo de vida e forma de se comunicar.

Essa palavra inclusão só tem sentido, porque aprendemos a viver num mundo de segregação. Nele não havia espaço para as diferenças, tudo que lhe parece de alguma forma estranho logo seria tachado de ruim, pior e por isso deveria ser distanciado da sociedade.

Inclusão, quando falamos de dificuldades, não estamos nos referindo à incapacidade, por tanto antes de pensarmos em incluir devemos capacitar para que haja o estar junto, uma possibilidade de entendimento.

Assim sendo, para que a inclusão seja efetiva e natural, todos devem estar capacitados para atuar eliminando as diferenças, deixando-as apenas no campo físico e não no campo das capacidades, pois as pessoas com necessidades especiais são aptos a conviver em qualquer ambiente, desde que se estabeleça uma linha de comunicação adequadas as suas necessidades de percepção e entendimento.

Os surdos desenvolveram a linguagem dos sinais para se comunicar com pessoas que vivem num mundo de barulho, ao contrário deles que percebem esse mesmo mundo apenas através da visão, isso os tornam diferentes e não deficientes.

Neste contexto inserir significa muito mais uma necessidade de capacitação do que simplesmente de inserção, ou seja, deve-se estar aptos a compreensão deste mundo visual os professores e todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem para juntos

Relacionados