68876432-1

252 palavras 2 páginas
SÚMARIO

1- Introdução
2- Desenvolvimento
3- Conclusão
4- Referências

Introdução

Este trabalho tem como objetivo o estudo da área do Morro do Bumba em Niterói, município do Rio de Janeiro, afetada pela contaminação do solo, causada pelo acúmulo de substâncias tóxicas e prejudiciais ao meio ambiente, como por exemplo uma grande concentração de gás metano proveniente da decomposição dos resíduos de um antigo lixão instalado no local.
Assim estudaremos as origens, causas e consequências de tal passivo ambiental

DESENVOLVIMENTO

O morro era de fato um lixão, desativado desde 1981. Num filme de 1980, de autoria de Ronaldo German, são mostrados os caminhões constantemente trazendo lixo sem nenhum tratamento, o que ocorreu por aproximadamente 15 anos.

Desde sua desativação, na elevação formada pela acumulação de resíduos, foram construídas habitações. Desde o início dos anos 2000, já vinham sendo registrados deslizamentos de terras e desabamentos de casas nessa área instável e contaminada. Todavia, a expansão do assentamento foi tolerada e mesmo estimulada pelo Poder Público municipal, que, em 1996, realizou obras de urbanização sobre terrenos onde nada deveria ser construído. Os riscos para a população eram conhecidos. Além da instabilidade do terreno, a decomposição do lixo resulta na produção de metano (com risco de explosões) e de chorume - o percolado tóxico. No morro do Bumba, casas, reservatórios de água e lixo compartilham o mesmo espaço.6 No entanto, as casas no Morro do Bumba, soterradas pelos deslizamentos de terras, nem sequer estavam na lista das moradias consideradas em áreas de risco pela prefeitura local.

Relacionados