68853 Funcional

719 palavras 3 páginas
Processo de Organização

Organização Funcional
É o tipo de estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções para cada tarefa. O tipo de estrutura funcional foi consagrado por Taylor que, preocupado com as dificuldades trazidas pelo excessivo e variado volume de atribuições dadas aos mestres de produção na estrutura linear de uma siderúrgica americana, optou pela supervisão funcional. Cada operário passa a se reportar, funcional e concomitantemente, a quatro mestres: o seu mestre de produção, o mestre de controle de qualidade, o mestre de manutenção e o mestre de abastecimento. Porém, cada mestre supervisionaria os operários apenas nos assuntos de sua especialidade. Cada operário procuraria, em determinada situação problemática, aquele mestre que poderia resolver seu problema, evitando intermediações do mestre do grupo, cujas atribuições seriam limitadas a assuntos de produção.
Introdução à

Processo de Organização

Características
• Autoridade funcional ou dividida: é uma autoridade do conhecimento e estende-se a toda organização. Cada subordinado reporta-se a muitos superiores concomitantemente, porém se reporta a cada um deles somente nos assuntos da especialidade de cada um.
•Linhas diretas de comunicação: as comunicações entre os órgãos existentes na organização são efetuadas diretamente, sem necessidade de intermediação.
•Descentralização das decisões: as decisões são delegadas aos órgãos ou cargos especializados que possuam conhecimento necessário para melhor implementá-las.
•Ênfase na especialização: a organização funcional baseia-se no primado da especialização de todos os órgãos ou cargos, em todos os níveis da organização. Há uma profunda separação das funções de acordo com as especialidades
Introdução à envolvidas. Processo de Organização

Principais Vantagens
• Proporciona o máximo de especialização nos diversos órgãos ou cargos da organização. Isto permite a cada órgão concentrar-se total e

Relacionados