68746.8796874d968'

459 palavras 2 páginas
Síntese do Filme sobre a vida de
Maria Montessori

O método de Montessori, atualmente um dos melhores em se tratando de crianças com deficiências intelectuais, passou por grandes provas no século XIX, onde sua idealizadora, Maria Montessori, cursando Faculdade de Medicina, experimentou esse método com as crianças da época, contrariando à todas outras formas de envolvimento com àquelas crianças, que na época era conhecidas como ‘retardadas’.

O inicio do filme retrata a paixão de Montessori pela medicina e, principalmente, pelo seu estudo às crianças com deficiências intelectuais. Ela preparou-se até seu doutorado sobre os estudos destes casos. O seu método é bem observador quando contraria o método utilizado na época por clínicas psiquiátricas, hospitais, onde a criança ‘retardada’ vivia trancada em salas, onde não existia nenhum espaço ou objetos para elas brincarem. Viviam sem viver! Essa é a melhor exclamação que podemos dar em relação à forma que àquelas crianças se encontravam.

Maria Montessori, de uma forma sensacional, ou melhor, de uma sensibilidade impressionante, percebeu que aquelas crianças poderiam viver com pessoas ‘normais’, poderiam aprender tudo que qualquer outra pessoa aprendia. Mas, isso só aconteceria se alguém mudasse o modelo ou o método que essas crianças ‘retardadas’ viviam. Montessori não só conseguiu mudar a forma de viver destas crianças, como também acrescentou nelas a alegria de viver.

Explicando um pouco mais os acontecimentos do filme: Montessori se apaixona por um de seus professores da Faculdade. Eles mantiveram um relacionamento em segredo, devido os dois estarem trabalhando juntos em projeto que investisse nas crianças ‘retardadas’. Felizmente e infelizmente (devido ao professor abandonar Montessori quando teve seu filho) ela engravidou deste professor. Montessori cuidou de seu filho sozinha. Seu filho virou um político quando mais velho. Seu pai não quis saber dele.
Montessori e seu método: No filme, ela retira as

Relacionados