66ee4f4a Ff50 469d 936e 48cd6c65e2ac

7730 palavras 31 páginas
nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

A música na Educação Infantil:
Senso musical da criança

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo(a)

Orientador: Prof. Okçana Battini

VIRTUDES, Dayana de Cássia. A música na Educação Infantil: senso musical da criança.2014. 30 folhas. Projeto de Ensino (Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Alfenas, 2014.

RESUMO
O presente Projeto de ensino tem como temática a importância do ato de cantar no desenvolvimento integral da criança na educação infantil. Percebendo a importância da musicalização na educação infantil e pensando na música como um recurso pedagógico e não como instrumento que oferece ocupação aos alunos.
Trabalhar a musicalização com as crianças necessita de muita atenção, pois isto exige atividades lúdicas que auxiliam a criança conhecer a si mesmo, onde este conhecimento ocorre através de situações do dia a dia, portanto quanto mais estímulos a criança recebe, melhor será seu desenvolvimento intelectual, as experiências rítmicos musicais que tem participação ativa (ver, ouvir, tocar) contribuem para o desenvolvimento do sentido. Com os sons a criança trabalha a percepção auditiva, imitando os gestos ou a dança desenvolvendo a coordenação motora.
A musicalização na Educação Infantil está relacionada a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a autoestima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase. Ela auxilia no desenvolvimento cognitivo da criança e cabe ao professor desenvolve-la de forma lúdica e descontraída. Palavras-chave: Musicalização. Educação infantil. Práticas musicais infantis.
SUMÁRIO

1 Introdução....................................................................................................
2 Revisão Bibliográfica

Relacionados