66806332 Apostila De Projetos De Molde

9611 palavras 39 páginas
1

2011

INTRODUÇÃO AO PROCESSO DE MOLDAGEM DE PLÁSTICOS POR INJEÇÃO

2

1.0 Conceitos Básicos
Segundo BIRLEY et al. (1991), independentemente do processo, as três etapas básicas de qualquer processo de transformação de polímeros são:
1) Plastificação, para levar o material, por meio de aquecimento, dissolução ou uso de reagentes líquidos, a um estado em que sua forma possa ser modificada na etapa seguinte. 2) Conformação, para que a forma geométrica da peça desejada seja obtida, normalmente pela reprodução da forma de uma ferramenta (molde/matriz), com auxílio de pressão externa.
3) Estabilização da forma, conseguida pelo endurecimento do material, por resfriamento, cura ou remoção de solventes até a temperatura ambiente

A moldagem por injeção é um processo de transformação composto por várias etapas executadas em uma ordem que se repete a cada ciclo, produzindo-se uma ou mais peças por vez. Uma ampla gama de materiais termoplásticos e termofixos, tanto plásticos quanto elastomeros, com ou sem cargas minerais, fibras e outros aditivos, podem ser processados por injeção.
No caso da moldagem por injeção de termoplásticos, a ferramenta de conformação é um molde com temperatura inferior à de solidificação do polímero.
Conforme mostrado nas figuras 1 e 2, um ciclo de injeção é composto de etapas onde o material plástico passa por transformações e por etapas de cunho operacional (conhecidas como etapas do “ciclo seco”). A seguir, descreve-se um ciclo completo de injeção.
Quando o parafuso gira o material sólido proveniente do funil é arrastado contra a parede interna do cilindro de aquecimento. Assim, a força de atrito criada aquece e empurra o material pelo canal, em direção à ponta do parafuso. Com o aquecimento por atrito e o calor proveniente das resistências elétricas que envolvem a parede externa do cilindro, aos poucos o material é plastificado, até que, próximo à ponta do parafuso não reste mais partículas sólidas.
Como o bico de injeção deve estar encostado

Relacionados