65farfwoiefnpower 5q4165ew

1196 palavras 5 páginas
Contrariamente a todo sofrimento, injustiça e desigualdade aguda no mundo, a grande maioria das pessoas se sentem tão confortáveis que não se encorajam a tomar qualquer atitude que vá contra a nossa realidade. Mesmo assim, os poucos que se manifestam tem feito muito barulho, por isso o nosso tempo está virado em um gigantesco caldeirão de protestos e isso se dá devido a dois motivos.
O primeiro seria a luta pela globalização dos direitos. Nos últimos sessenta anos tudo se fez para globalizar o livre comércio e as formas de obtenção de lucro, mas as principais vantagens e direitos deste “mundo globalizado” me parecem que ficaram restritos a uma pequena parcela da população mundial. Hoje as novas tecnologia de comunicação, por serem muito mais dinâmicas e interativas, permitem que trabalhadores do mundo inteiro se comuniquem e acessem informação e conhecimento, levando à uma maior revelação do estado de trabalho alienado e das condições precárias de mão de obra que acaba por fomentar uma série de greves e revoltas de trabalhadores das mais diversas classes nos países menos desenvolvidos ou em desenvolvimento. No geral, as pessoas destes povos estão lutando para garantir para si uma série de direitos que já são teoricamente garantidos aos povos do mundo ocidental desenvolvido.
O segundo motivo encontraremos nos protestos dos países já desenvolvidos, principalmente na Europa. Nestes países uma série de medidas econômicas precipitadas aliadas a especulação desproporcional das classes financeiramente mais favorecidas levou seus povos à uma recessão como não se via a muitos anos. Os governos daqueles países que carregam o pseudo título de superpotências se veem impotentes diante da realidade e já não têm mais condições de garantir os benefícios e o conforto que em outros épocas concederam aos seus cidadãos.
O que há de igual a todos estes movimentos é o fato de definitivamente não se tratarem de “lutas contra o sistema”, mas justamente de seu oposto. São lutas pela

Relacionados