656585859865

401 palavras 2 páginas
PRONATEC
CURSO TÉCNICO DE INFORMATICA

DICIPLIMA
BANCO DE DADOS
Professora:

BANCO DE DADOS – BIBLIOTECA

Rio Preto
2014
Introdução
Todo o trabalho de empréstimo e devolução é feito utilizando fichas que são preenchidas manualmente pelo atendente e a assinatura do usuário é requerida para comprovar a retirada e a devolução de um item. Não há um cadastro de usuários e quando estes solicitam um material, o atendente precisa verificar nas estantes se o mesmo encontra-se disponível para empréstimo. Isto torna o trabalho repetitivo, propenso a erros e causa demora no atendimento ao usuário.
Com o crescente número de publicações e de usuários é necessário formas eficazes para o gerenciamento do acervo, visando proporcionar agilidade no atendimento e confiabilidade no armazenamento de dados. Tem se apresentado como um grande avanço no controle de informações e está sendo introduzida em várias bibliotecas do mundo com o objetivo de proporcionar a gestão eletrônica dos acervos e a implementação de novos serviços.
Essa tecnologia pode auxiliar no armazenamento seguro de informações, na identificação automática de itens,no controle de inventários e possibilitar a oferta de serviços como o auto-atendimento e a autodevolução de itens. As bibliotecas contam com balcões de auto-atendimento para permitir que os usuários realizem empréstimo e devolução dos materiais do acervo. Os funcionários utilizam equipamentos com tal tecnologia que permite prestar assistência aos usuários no empréstimo e na devolução de materiais, assim como a configuração de etiquetas dos novos materiais adquiridos. Contam, também, com postos de devolução automática com leitores que detectam e registram a devolução dos itens do acervo.
As bibliotecas públicas de Amsterdã, Holanda, também estão adotando a tecnologia no seu gerenciamento, para permitir o auto- atendimento e para garantir maior segurança contra furtos. Desta forma, o empréstimo de materiais é

Relacionados