65655400049

294 palavras 2 páginas
FORMAÇÃO SÓCIO HISTÓRICA A religião sempre foi a base de toda a cultura negra, daí saiam os parâmetros que regravam a conduta da cultura africana em todas as áreas. E ao chegarem ao brasil numa situação totalmente desfavorável, arrancados de sua terra e de suas origens, os africanos foram obrigados a se sujeitarem a todo tipo de imposição.

Os portugueses dominavam sobre os africanos e lhes imputavam o que queriam.

Ao chegarem no Brasil, os escravos de várias regiões da África traziam consigo várias crenças que foram sendo modificadas diante do cenário colonial. Os portugueses colonizadores com suas crenças e cultura tinham o catolicismo como religião oficial e em algumas situações tentavam reprimir as manifestações religiosas dos escravos e em outras preferiam fazer vista grossa aos cantos, batuques, danças e rezas ocorridas nas senzalas, e foi assim que começou o sincretismo na cultura negra.

Por causa do choque entre as religiões e da condição desfavorável a qual se encontravam, os africanos foram obrigados a acolher e aceitar a cultura portuguesa, misturando-a às suas crenças. Tiveram que encontrar analogias entre suas crenças e as portuguesas, pois não tiveram escolha. Se não participassem das celebrações católicas eram severamente castigados. Por isso muitos pareciam estar adorando os santos católicos mas na verdade estavam com o pensamento nos seus próprios deuses.

A religião dominante considerava a religião africana como feitiçaria e portanto precisava ser eliminada e o negro deveria ser convertido ao catolicismo. Não bastava apenas a escravidão física, a escravidão só estaria completa com o julgo espiritual e ideológico.

Se torna evidente que este sincretismo foi desgastante para a essência da cultura africana
No Brasil, principalmente para os que iam nascendo envolvidos nisso.

Relacionados