6534563874

2941 palavras 12 páginas
Teoria Clássica 1916 - Representada por Taylor, focava basicamente as tarefas executas pelos operários na busca pelo aumento da produtividade e do rendimento do trabalhador através da aplicação sistemática de técnicas como a divisão do trabalho, estudo de tempos e movimentos, seleção e treinamento de pessoal, incentivo à produtividade através da remuneração por produção (variável). Paralelamente, com as contribuições de Fayol, ampliou seu escopo de atuação e se preocupou com a estrutura da organização e princípios de administração. Foi um dos primeiros a escrever sobre as função do Administrador: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
A abordagem das organizações nesta teoria é prescritiva e normativa,portanto formal, com o que se tem a fazer por parte do empregado,determinado pela gerência ou supervisão, porque a maior preocupação de seus idealizadores eram com as técnicas, métodos e rotinas para execução de tarefas, para a racionalização do trabalho do operário, por meio do
Estudo de Tempos e Movimentos (originou-se da busca para definir o valor dos salários).
Segundo Chiavenato, (2003 p.622) o conceito de organização na Teoria Clássica é de “estrutura formal, como conjunto de órgãos ,cargos e tarefas” , com o estabelecimento de padrões de execução e treinamento de operários.
Segundo Chiavenato (2003), Fayol, em seu livro “Administração Geral e Industrial”, apresenta seis funções básicas que considera essenciais à toda empresa, que são as funções:
· Técnicas – produção de bens ou serviços da empresa;
· Comerciais – compra, venda e troca de bens;
· Financeiras – procura e gerenciamento de capitais;
· Segurança – proteção e preservação de bens;
· Contábeis – inventários, registros, balanços, custos e estatísticas;
· Administrativas – coordenam e comandam as outras cinco,constituindo-se na mais importante.

Teoria das Relações Humanas 1932 - A aplicação sistemática das técnicas administrativas da Teoria Clássica, que enfatizavam a máxima

Relacionados