6468463516843

441 palavras 2 páginas
Ciclo de vida de um projeto

Todo projeto pode ser subdividido em determinadas fases de desenvolvimento.
O entendimento dessas fases permite o time do projeto um melhor controle do total de recursos gastos para atingir as metas estabelecidas. Esse conjunto de fases é conhecido como Ciclo de vida. O ciclo de vida possibilita que seja avaliada uma serie de similaridades que podem ser encontradas em todos os projetos, independentemente de seu contexto, aplicabilidade ou área de atuação.
O ciclo de vida pode ser dividido em um conjunto de fases, normalmente fixas para todos os tipos de projeto, contendo uma série de passos principais do processo de contextualizar, desenhar, desenvolver e colocar em operação uma determinada necessidade do projeto. Essas fases, por sua vez, são subdivididas em estágios, ou etapas especificas, de cada natureza de projeto (construção, desenvolvimento de produtos etc.). Esses estágios são, então, subdivididos em atividades, ou tarefas especificas de cada projeto.
Conhecer as fases do ciclo de vida proporciona uma série de benefícios para quaisquer tipos de projetos. Dentre eles, podem ser destacados os seguintes:
- a correta analise do ciclo de vida determina o que foi, ou não, feito pelo projeto;
-o ciclo de vida avalia como o projeto está progredindo até o momento;
- o ciclo de vida permite que seja indicado qual o ponto exato em que o projeto se encontra no momento.
Ao longo do ciclo de vida, diversas considerações podem ser feitas, principalmente,
- as características do projeto tendem a mudar com a conclusão de cada fase do projeto;
- a incerteza relativa aos prazos e custos tende a diminuir com o termino de cada fase.
A descrição do ciclo de vida do projeto pode ser genérica, representada por um único gráfico, ou detalhada, incluindo vários gráficos, fluxogramas e tabelas, específicos de cada atividade.
Com relação a velocidade de desenvolvimento, Meredith afirma que o ciclo de vida dos projetos pode ser caracterizado,

Relacionados