6388393

1190 palavras 5 páginas
CORREÇÃO DO SOLO

Manual de Capacitação

CORREÇÃO DA ACIDEZ, DA CONCENTRAÇÃO DE FÓSFORO E DE POTÁSSIO DO SOLO

1

O que é

correção do solo?

Acidez - É o processo de eliminação de alumínio livre (Al+3) e redução de hidrogênio livre (H+) da solução do solo. Esses elementos diminuem a disponibilidade de nutrientes para a planta, reduzindo sua produção. Concentração de fósforo - É o processo de elevação do teor de fósforo a níveis mínimos para que haja boa produção. Dentro das áreas ácidas e inférteis da América Tropical, 96% tem deficiência de fósforo. Concentração de potássio - É o processo de elevação do teor de potássio a níveis mínimos para que haja boa produção. Dentro das áreas ácidas e inférteis da América Tropical, 77% tem deficiência de potássio.

Como é feito a

correção do solo?

Acidez - Através da incorporação profunda de calcário. Concentração de fósforo - Através da incorporação profunda de fontes de fósforo, como fosfato de rocha ou termofosfatos. Concentração de potássio - Através da incorporação rasa de fontes de potássio, como cinzas ou sulfato de potássio de origem natural.

Por que fazer a

correção do solo?

Acidez - É necessário reduzir a acidez do solo para deixar os nutrientes prontos para absorção. Um valor de pH abaixo de 5,5 ou acima de 8,0 reduz drasticamente a chance da planta em absorver nutrientes. Concentração de fósforo - Fornecer o nutriente fósforo em quantidade suficiente para que haja uma boa produção. Concentração de potássio - Fornecer o nutriente potássio em quantidade suficiente para que haja uma boa produção.

2

Quais as fontes para a correção do solo?
Acidez - Calcário. Existem três tipos de calcário em relação a sua composição: 1) 2) 3) Calcítico tem muito cálcio e pouco magnésio (5% e 12% de MgO).

O uso de cada tipo de calcário é relativo a concentração de cálcio e magnésio no solo medida a partir dos resultados das analises de solo (ver mais para frente como se calcula essa proporção).

Relacionados