630221 TE0224 A07

509 palavras 3 páginas
Questionário de Fixação Aula 7 - TQII
Ishikawa e Tagushi

RGM: 630221

Atenção

Responder este questionário e enviar para araken@unia.br,

1. Quais foram as contribuições de Ishikawa para o desenvolvimento da Qualidade no Japão?

Resposta: Estruturou conceitos básicos na área de controle de qualidade em 1950. Introduziu o Controle Estatístico de Processos no Japão em 1955. Inventou o diagrama causa-efeito, que leva o seu nome. É considerado o pai dos “círculos de qualidade”, e também criou o conceito do Controle da Qualidade Amplo Empresarial, conceito este que mais tarde seria desenvolvido para o TQM.

2. Quais as linhas de pensamento de Ishikawa que sempre lhe serviram como guia?

1. Resposta: Engenheiros, que expressam julgamentos baseados em dados experimentais, precisam conhecer de memória os métodos estatísticos. Criou um curso, chamado “Como Usar Dados Experimentais” e fez com que se tornasse obrigatório para os bacharelandos do primeiro semestre da Faculdade de Engenharia da Universidade de Tóquio.
2. “O Japão é carente em recursos naturais e precisa importar matérias primas e alimentos do exterior. Isto significa que as exportações precisam ser expandidas. Foram-se os dias de produção barata e péssima qualidade para os produtos de exportação. O Japão precisa fabricar produtos de alta qualidade a um custo baixo. Por esta razão, o controle de qualidade estatístico precisa ser conduzido com o máximo cuidado”.
3. Os oito anos que ele passou no mundo, após sua graduação, ensinaram-lhe que a indústria e a sociedade japonesa comportavam-se de forma muito irracional. Começou a sentir que este comportamento irracional da indústria e da sociedade podiam ser corrigido pelo seu estudo e pela aplicação correta do controle de qualidade. Sentiu que a aplicação do CQ conseguiria revitalizar a indústria e causar uma revolução no pensamento da administração.

3. Qual a Teoria de Tagushi sob ponto de vista de valor agregado?

Resposta: Do ponto de vista do valor

Relacionados