61241620

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES OPET

PROJETO INTEGRADOR: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EJA – RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA.

CURITIBA
2012

ALINE BARANEK
DAIANE BARANEK
PATRICIA TEODORO DE OLIVEIRA
PAULA LITERONI DE OLIVEIRA

PROJETO INTEGRADOR: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EJA – RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA.

Projeto Integrador realizado como forma de obtenção de nota parcial do 5º. Período do curso de Pedagogia –EAD.

CURITIBA
2012

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EJA – RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA.

1 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.
O currículo não é um conceito, mas uma construção cultural. Isto é, não se trata de um conceito abstrato que tenha algum tipo de existência fora e previamente à experiência humana. É, antes, um modo de organizar uma série de práticas educativas. (GRUNDY apud SACRISTÁN, 1987, p. 13).O currículo – diz LUNDGREN (1981, p. 40) – é o que tem atrás toda educação, transformando suas metas básicas em estratégias de ensino. SACRISTÁN (2000, p. 17) afirma:
“A escola em geral, ou um determinado nível educativo ou tipo de instituição, sob qualquer modelo de educação, adota uma posição e uma orientação seletiva frente à cultura, que se concretiza, precisamente, no currículo quetransmite. O sistema educativo serve a certos interesses concretos e eles se refletem no currículo. Esse sistema se compõe de níveis com finalidades diversas e isso se modela em seus currículos diferenciados. As modalidades de educação num mesmo intervalo de idades acolhem diferentes tipos de alunos com diferentes origens e fim social e isso se refletem nos conteúdos a serem cursados em um tipo ou outrode educação. A formação profissional paralela ao ensino secundário segrega a coletividade de alunos de diferentes capacidades e procedência social e também com diferente destino social, e tais determinações podem ser vistas nos currículos que se distribuem num e noutro tipo de educação.”
Entende-se currículo como uma construção social, diretamente ligada a um momento histórico, a uma determinadasociedade e às relações que estabelece com o conhecimento. No currículo, múltiplas relações se constituem explícitas ou “ocultas”, que envolvem reflexão e ação, decisões político – administrativas sistematizadas no órgão central da educação, e as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola. (SACRISTÁN, apud SAVIANI, 1998).
Quando buscamos flexibilizar um currículo, no contexto escolar chamamosde “adaptações curriculares”. LANDIVAR (1999), afirma: “podemos definir as adaptações curriculares como modificações que são necessárias realizar em diversos elementos do currículo básico para adequar a diferentes situações, grupos e pessoas para as quais se aplica. As adaptações curriculares são intrínsecas ao novo conceito de currículo.”
E, conforme (MEC, 1992 apud MANJON, 1995, p. 82): “quandose fala de adaptações curriculares está se falando, sobretudo e, em 1º de uma estratégia de planejamento e atuação docente e, nesse sentido, de um processo para tratar de responder às necessidades de aprendizagem de cada aluno (...) fundamentada em uma série de critérios para guiar a tomada de decisões com respeito ao que é ao que o aluno ou aluna deve aprender, como e quando e qual é a melhorforma de organizar o ensino para que todos saiam beneficiados.”
GADOTTI (2008) define: “A educação de jovens e adultos é aquela que possibilita ao educando ler, escrever e compreender a língua nacional, o domínio dos símbolos e operações matemáticas básicas, dos conhecimentos essenciais das ciências sociais e naturais, e o acesso aos meios de produção cultural, entre os quais o lazer, a arte, acomunicação e o esporte.”
De acordo com as Diretrizes Nacionais da EJA (1994): “A realidade da demanda potencial da EJA é tão grave que ultrapassa o próprio ensino regular. Ademais, repete-se neste tipo de educação, a seletividade e exclusão características desta modalidade de ensino. Toda essa demanda potencial nem sempre se efetiva com base nas condições sócio-econômicas atuais do país. A...
tracking img