6070331

1653 palavras 7 páginas
Tempos Modernos foi o último filme no qual o personagem Carlitos apareceu nas telas.
Nesse filme, o diretor Charles Chaplin aborda temas importantes de sua época, como o desemprego, a fome e a automação no trabalho. No período entre a quebra da bolsa de Nova York e a Segunda Guerra Mundial, Chaplin faz sua crítica ao sistema político e empresarial vigente, utilizando-se de sutilizas e de comicidade. O drama do proletariado, em busca de oportunidades sempre escassas é retratado na história das duas personagens principais: uma mendiga e um operário desempregado. Mas, ao final, a esperança de tempos melhores está presente.
O filme “Tempos Modernos”, demonstra de forma clara o surgimento e a expansão das questões sociais. Caracteriza-se por uma sociedade Industrial Capitalista, com o capitalismo em alta, resultado das grandes diferenças de classes sociais.
Entre os inúmeros problemas sociais apontados no filme, o abusivo regime trabalhista, carga horárias extensas, além das condições subumanas, luta por melhores salários, existia também a preocupação dos donos das fábricas buscarem inovações com máquinas que seriam utilizadas ou para substituí-las, fazendo com que os trabalhadores que usavam força e velocidade não fossem contratados. Evidenciando sempre a velocidade da máquina em comparação a velocidade do ser humano.
Tempos Modernos fala sobre a busca da felicidade...” Essa é uma das frases que abrem o filme. No mundo capitalista, retratado pelo filme, a vida é regida pelo relógio, o descanso é cronometrado, e não passamos de números. Em “Tempos Modernos”, o homem tem seu emprego, mas é explorado e só resta a ele fugir dessa realidade opressora buscando a felicidade no campo idealizado, em uma bucólica vida de simplicidade que é retratada no filme pela imaginação dos personagens que criam uma imagem do paraíso, onde existe casa e comida, sempre ao alcance das mãos. Em um filme que retrata a exploração do homem pela indústria (algo que ele

Relacionados