5Rew

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como se define a Sociologia?

Termo foi cunhado por Emílio Durkheim, que com a elaboração do seu método de Pesquisa Social conseguiu incluir a Sociologia no ramo das Ciências.
Sociologia éum ramo da ciência que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam o indivíduo nas mais diversas instituições.


A Sociologia tem uma função teórica e outraprática?

A função teórica da sociologia visa a elaboração de teorias acerca de um determinado fato ou fenômeno social para lhes conferir uma explicação pautada nos critérios que esta ciênciaestabelece. Além disto, as teorias anteriores têm seus argumentos revisados constantemente pelos profissionais da área, visando tanto o seu fomento quanto o questionamento de sua validade como teoriasociológica. Além disto, a teoria sociológica revisita os métodos para a Pesquisa Social, tanto para ampliá-los quanto para aperfeiçoá-los, utilizando para tanto fontes de outras áreas do conhecimento, comopor exemplo, a Filosofia das Ciências.
A sociologia não é matéria de interesse apenas dos sociólogos. Sua função pratica consiste no fato de que abrange toadas áreas do convívio humano; dasrelações em famílias à organização das grandes empresas, do papel da política na sociedade até o comportamento religioso.
Sendo assim, o conteúdo de seus trabalhos é objeto de amplo interesse aadministradores, políticos, empresários, juristas, professores em geral, publicitários, jornalistas, planejadores, sacerdotes, e também, ao homem comum.
Muitos acontecimentos humanos escapam aos seuscritérios. Porém, ela abarca todos os domínios da existência humana em sociedade. E é por esta razão que a abordagem sociológica, por meio dos seus conceitos, teorias e métodos, pode constituir umexcelente instrumento de compreensão das situações com que as pessoas se defrontam no cotidiano, das suas múltiplas relações sociais e consequentemente, de si mesmas como seres inevitavelmente...
tracking img