5Elementos pdf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3887 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DOS CINCO ELEMENTOS
A teoria dos 5 Elementos foi criada na mesma época que a teoria do Yin e Yang e, juntamente com esta, constitui a base da teoria da MTC. Ao longo do seu desenvolvimento histórico, esta teoria se tornou tão popular na China antiga que era aplicada não só à medicina, mas à astrologia, às ciências naturais, ao calendário, à música e até mesmo à política.

Naconcepção chinesa, todo o Universo (incluindo aqui o nosso corpo humano) é formado pelo movimento e transformação dos 5 princípios representados pela Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. É importante lembrar que estes elementos não devem ser vistos como cinco tipos de matéria, mas como cinco tipos de processos diferentes, ou seja, como qualidades e características presentes na natureza.

Assim, opensamento chinês antigo conecta muitos fenômenos e qualidades diferentes dentro do Microcosmo e Macrocosmo sob a proteção de um determinado elemento, através de uma relação entre fenômenos aparentemente não conectados, unificados por uma qualidade comum. Essa arrumação do mundo em cinco partes é representada por uma estrela de cinco pontas, e as características gerais de cada um dos cinco elementos(também chamados de cinco movimentos) serão delineadas a seguir:


- Elemento Água: representa todos os fenômenos naturais que se caracterizam por retração, profundidade, frio, escuridão, declínio, umidade, peso, queda, eliminação, latência, inércia. Na fisiologia do corpo humano, ele é a fonte do Yin e do Yang, e seus meridianos e órgãos correspondentes são Rins e Bexiga.


- ElementoMadeira: representa o aspecto de crescimento, movimento, florescimento, síntese e flexibilidade. Na fisiologia do corpo humano, seus meridianos e órgãos correspondentes são Fígado e Vesícula Biliar.

- Elemento Fogo: representa todos os fenômenos que se caracterizam por ascensão, desenvolvimento, expansão, atividade, calor, leveza, luminosidade, exuberância. Na fisiologia do corpo humano, seusmeridianos e órgãos correspondentes são Coração e Intestino Delgado, assim como Pericárdio e “Triplo Aquecedor”.

- Elemento Terra: representa a energia receptiva e neutra, onde tudo repousa e retorna, estabilidade, centralização. Ao mesmo tempo, representa as transformações que ocorrem entre um ciclo e outro - aquela fase que ocorre antes de tudo voltar ao movimento. Na fisiologia do corpo humano,seus meridianos e órgãos correspondentes são Baço-Pâncreas e Estômago.

- Elemento Metal: caracteriza processos naturais de purificação, frescor, seleção, análise, limpeza, pureza, robustez, contração. Na fisiologia do corpo humano, seus meridianos e órgãos correspondentes são Pulmão e Intestino Grosso.

As principais correspondências da Teoria dos Cinco Elementos com os fenômenos naturais serãomostradas nas tabelas abaixo:



MADEIRA

FOGO

TERRA

METAL

ÁGUA

Estações

Primavera

Verão

Nenhuma

Outono

Inverno

Direções

Leste

Sul

Centro

Oeste

Norte

Cores

Verde

Vermelho

Amarelo

Branco

Preto

Sabores

Azedo

Amargo

Doce

Picante

Salgado

Climas

Vento

Calor

Umidade

Secura

Frio

Órgãos yinFígado

Coração

Baço

Pulmão

Rim

Órgãos yang

Vesícula B.

Intestino D.

Estomago

Intestino G.

Bexiga

Órgãos dos sentidos

Olhos

Língua

Boca

Nariz

Ouvidos

Tecidos

Tendões

Vasos

Músculos

Pele

Ossos

Emoções

Fúria

Alegria

Pensamento

Tristeza

Medo

Sons

Grito

Riso

Canto

Choro

Gemido

Manifestação externaUnhas

Língua e tez

Lábios e músculos

Pele e pêlos

Orelha e cabelo

Atitude

Planeja-mento e decisão

Comunica-ção, calor humano.

Capacidade intelectual, concentração

Ordenação e ritmo

Força de vontade, coragem

Cheiro sintomático

Rançoso

Chamuscado

Doce e enjoativo.

Picante

Decomposição

Fonte: MACIOCIA, G. Fundamentos da Medicina Chinesa. 2.ed. São...
tracking img