5Elementos pdf

3887 palavras 16 páginas
TEORIA DOS CINCO ELEMENTOS A teoria dos 5 Elementos foi criada na mesma época que a teoria do Yin e Yang e, juntamente com esta, constitui a base da teoria da MTC. Ao longo do seu desenvolvimento histórico, esta teoria se tornou tão popular na China antiga que era aplicada não só à medicina, mas à astrologia, às ciências naturais, ao calendário, à música e até mesmo à política.

Na concepção chinesa, todo o Universo (incluindo aqui o nosso corpo humano) é formado pelo movimento e transformação dos 5 princípios representados pela Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. É importante lembrar que estes elementos não devem ser vistos como cinco tipos de matéria, mas como cinco tipos de processos diferentes, ou seja, como qualidades e características presentes na natureza.

Assim, o pensamento chinês antigo conecta muitos fenômenos e qualidades diferentes dentro do Microcosmo e Macrocosmo sob a proteção de um determinado elemento, através de uma relação entre fenômenos aparentemente não conectados, unificados por uma qualidade comum. Essa arrumação do mundo em cinco partes é representada por uma estrela de cinco pontas, e as características gerais de cada um dos cinco elementos (também chamados de cinco movimentos) serão delineadas a seguir:

- Elemento Água: representa todos os fenômenos naturais que se caracterizam por retração, profundidade, frio, escuridão, declínio, umidade, peso, queda, eliminação, latência, inércia. Na fisiologia do corpo humano, ele é a fonte do Yin e do Yang, e seus meridianos e órgãos correspondentes são Rins e Bexiga.

- Elemento Madeira: representa o aspecto de crescimento, movimento, florescimento, síntese e flexibilidade. Na fisiologia do corpo humano, seus meridianos e órgãos correspondentes são Fígado e Vesícula Biliar.

- Elemento Fogo: representa todos os fenômenos que se caracterizam por ascensão, desenvolvimento, expansão, atividade, calor, leveza, luminosidade, exuberância. Na fisiologia do corpo humano, seus

Relacionados