582574784586

1201 palavras 5 páginas
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
1º SÉRIE

Leonardo Tederixe Medeiros R.A 8412952833

A FALTA DE ÉTICA GERA PREJUIZOS ÁS EMPRESAS

Para falarmos de Ética, devemos entender o que significa e colocarmos em prática tanto no profissional, como no pessoal. Ética é respeito, consciência no processo de tomada de decisões tornando assim nossas atitudes mais valiosas.
Com base no capitulo 1 do PLT, Francisco Gomes de Matos deixa bem claro que a falta de ética gera grandes prejuízos a organização, levando em conta que na década de 1990 foi uma época de grandes escândalos empresarias, podemos citar a Parmalat como um dos casos de falta de ética gerando grandes prejuízos e ferindo gravemente o código da ética, quando se refere a transmissão de informações e à partilha de significados. A comunicação do grupo de forma falsa e enganosa destruiu a confiança que os clientes tinham.
O caso Enron, tornou-se um caso de fraude da atualidade, acarretando um grande impacto econômico de prejuízo, causou muito desempregos, suicídios e prisões. Quando a companhia percebeu que poderia contabilizar ganhos futuros como receita corrente, a administração manipulava fraude nas demonstrações inserindo nos balanços receitas inexistentes, com isso aumentava a lucratividade e fazia com que os preços disparassem no mercado financeiro. A empresa de auditoria Arthur Andersen que prestava serviços para a companhia, era aliada nas falcatruas, pois a Enron necessitava de pareceres favoráveis das suas demonstrações contábeis.
Quando descoberta as falcatruas da companhia, veio a tona também a fragilidade do sistema financeiro em face de administração e convivência com empresas de auditoria, a Andersen foi desativada pela justiça depois que destruiu os documentos relacionados a Enron.
Com base nesses casos fraudulentos, percebemos que a empresas que permanecem só com a impressão de SEREM ETICOS, não praticam a ética de forma adequada para a organização.
O autor Francisco Gomes de Matos deixa

Relacionados