57657657657657657657657657665

6311 palavras 26 páginas
Liberalismo:
O que vem a ser idealismo de onde surge essa corrente?
Surge na filosofia, um grupo de filósofos se contrapõe ao materialismo, as ideias são mais importantes que a realidade material porque a partir das nossas ideias é que interpretamos a nossa realidade.
Idealismo : Projetar uma vontade na realidade.
De que forma o Idealismo entrou as relações internacionais ?
A partir do primeiro debate em que se tentava diminuir a questões relativas a uma guerra mundial. Os idealistas defendiam a tese de que ideias expressas por normas poderiam mudar a realidade. Por isso denomina –se o idealismo como uma teoria normativa.
Não aceitam a realidade como ela é, mas sim como ela deveria ser, ou como o SI deveria ser. Pacifismo : uma determinada ideia pode ser disseminada no SI de forma a garantir a estabilidade do sistema, a partir dai ele entra nas RI.
Autor do texto: Norman Angell, por quais razões não haveria a necessidade de guerra.
. Não há uma relação direta entre a ser ter um maior território é igual ter mais poder, ex., veja o cenário da época , a suíça era uma potencia, não tinha poderio militar mas era economicamente muito rica. O Brasil tinha e tem um território mto vasto, mas era economicamente irrelevante. Logo não á uma relação direta entre ter mais território é ter mais poder.
. Guerras são desvantajosas para os Estados porque levam ao desaparecimento das interações entre eles, que antes geravam riquezas, destruição das relações e da infraestrutura dos Estados.
. Perda do Capital Social, após a Guerra as interações nunca voltaram a ser as mesmas de antes da guerra.
.Teorias de Integração: Integração entre os Estados, as interações econômicas entre os Estados Geram riquezas. Estados com tendência bélica quanto obtém mais vantagens em outros setores diminuíram essa tendência.
Diferença entre integração e cooperação :
Integração é um processo mais profundo, enquanto que a cooperação é mais a curto prazo e não envolve tantos setores.

Relacionados