567856789

771 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
FACULDADE DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE MECÂNICA APLICADA E COMPUTACIONAL
MAC007 – LABORATÓRIO DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

AÇO DESTINADO A ARMADURAS PARA ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

JUNHO/2013
Introdução
Este relatório tem por objetivo a determinação do esboço do gráfico tensão x deformação de uma barra de aço ensaiada até a ruptura, indicando o valor de tensão de escoamento e tensão de ruptura, e classificando o material segundo às normas da ABNT, verificando e apontando o resultado de cada item analisado. A norma fundamental aplicada é a ABNT NBR 748:2007 que estabelece os requisitos exigidos para encomenda, fabricação e fornecimento de barras e fios de aço destinados a armaduras para estruturas de concreto armado, com ou sem revestimento superficial.
Metodologia
Como o ensaio foi realizado com fins didáticos, apenas uma barra de aço foi ensaiada(de diâmetro indicado 12,5 mm). Inicialmente esta teve sua massa pesada em uma balança encontrando-se o valor M=0,624 kg e após, o seu comprimento foi medido encontrando-se o valor L=0,67 m. Prosseguiu-se então ao ensaio de tração, e após este, ao ensaio de dobramento.
Cálculos
Os cálculos, bem como a tabela preenchida com os dados obtidos no ensaio seguem anexos ao fim do relatório.
Análise dos resultados
A avaliação da amostra deve ser feita segundo o estabelecido na norma NBR 7480:2007
1. Classificação: O diâmetro calculado foi de 12,29 m, valor superior a 6,3 mm, o que permite classificar a amostra ensaiada como barra.
2. Categoria: Barra CA-50.
3. Configuração Geométrica: A barra possui nervuras transversais, de acordo com o especificado na norma.
4. Defeitos: O material é isento de corrosão, manchas de óleo, redução de seção e fissuras, apresentando apenas oxidação superficial, que é permitida pela norma.
5. Massa: O valor da massa linear encontrada é de 0,931kg/m. Na norma consta que barras de 12,5 mm

Relacionados