56738499

1383 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE DE UBERABA
POLO - SANTA ADÉLIA
CAMILA CAROLINE DE POLLI

RELATO DE EXPERIÊNCIA

SANTA ADÉLIA – SP
2014
Relato de Experiência - Primeira Experiência em sala de Aula como professora de Informática

O texto trata da minha primeira experiência em sala de aula como professora de informática foi em Abril de 2013, quando fui contratada pela prefeitura de Santa Adélia.
Tal experiência se deu na escola Adelino Honorato Bertolo localizada em Santa Adélia, com alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Com esse relato, trago alguns questionamentos, observações e reflexões sobre ser professora, a prática no ensino dos conteúdos e a relação-interação com os alunos no cotidiano escolar que essa experiência proporcionou-me. Ao contrário das expectativas ruins que geralmente cercam o início da carreira docente, as primeiras aulas dos professores novos, principalmente em escolas públicas, posso dizer que minha primeira experiência como professora de Informática foi bastante rica e positiva.
Ser professor iniciante significa um enorme desafio a cada dia e exige uma nova postura perante a sociedade. A prática docente requer grande esforço para se concretizar de forma próspera, tanto pessoal quanto profissionalmente, mas estar à frente da educação de um país é uma honra e ao mesmo tempo uma responsabilidade gigante, a qual deve ser mais valorizada.
Eu estava satisfeita de realizar um trabalho a qual me sentia realizada. Mas uma série de questões me vinha à cabeça sem parar: Como devo proceder no primeiro dia? Que postura devo adotar: amiga ou severa? Qual roupa é a mais adequada? Qual a melhor forma de aplicar o conteúdo?
Entre outras questões, precisava resolver, decidir e... testar para ver se daria certo.
Informada sobre o conteúdo que tinha que abordar com as classes, pois eu teria que montar meu plano de aula, portanto esforcei-me bastante para fazer um plano de aula que permitisse trabalhar

Relacionados