56567

567 palavras 3 páginas
Nosso organismo está sempre realizando divisões celulares. Há dois tipos de divisão celular, a mitose e a meiose, e nós realizamos tanto uma quanto outra, mas em situações diferentes.
A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento da primeira célula do bebê (célula-ovo ou zigoto) até a nossa morte. Quando ainda estamos sendo gerados, no útero materno, é necessário que ocorra a duplicação das células a fim de formar o novo ser. A partir daí nunca mais paramos de realizar mitoses.
*Mitose é o processo de divisão celular pelo qual uma célula eucarionte origina, em sequência ordenada de etapas, duas células-filhas cromossomica e geneticamente idênticas.
A principal função da mitose é a divisão celular , na multiplicação celular é onde conseguimos manter constante o numero de cromossomos da célula mãe para as células filhas.
Ex: Se uma célula diplóide faz mitose ela vai da origem a duas células diplóides.
Se uma célula epitelial que contém 46 cromossomos entrasse em mitose ela daria origem a duas células com 46 cromossomos também.
Então é bom lembrar que a mitose mantém o numero de cromossomos.
Fases da mitose:
Interfase: Não faz parte da mitose nem da meiose , mas prepara a célula para entrar em divisão celular.
EX: Antes de qualquer divisão celular seja mitose ou meiose a célula faz interfase que é dividida em três etapas: G1 , S e G2.
Prófase: É o momento em que a célula começa a trabalhar para iniciar a divisão dos cromossomos.
- A carioteca esta iniciando o seu processo de desfragmentação, os pedacinhos de carioteca elas vão ficar organizadas dentro de vesículas que vão ficar no citoplasma. Nessa etapa os centríolos e citrossomos eles já estão na região que se chama pólos celulares.
Na prófase também ocorre a condensação dos cromossomos , eles começam a se enrolar com cílios de proteína.
Características:
Desfragmentação da carioteca
Migração de centríolos e centrossomos para os pólos opostos
Condensação dos cromossomos (Para

Relacionados

  • Petição inicial
    991 palavras | 4 páginas
  • Epicrates
    19756 palavras | 80 páginas
  • alemanha
    33714 palavras | 135 páginas