56544120809

1401 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA FUNDAMENTAL

EXPERIMENTO Nº1
CALIBRAÇÃO E USO DE APARELHOS VOLUMÉTRICOS, BALANÇA E TRATAMENTO DE DADOS EXPERIMENTAIS

ALUNO: Ediberto Batista da Silva
TURMA: Química Licenciatura TB
PROFESSOR: Ricardo Oliveira

RECIFE,01 DE MAIO DE 2014
1 INTRODUÇÃO

Segundo Mendeham ,o procedimento de calibração envolve a determinação do peso da água que determinada aparelhagem contém. Sabendo-se a temperatura da água e sua densidade, pode-se calcular o volume. utilizando a fórmula da densidade (d = m/v). (Vogel, 2002)
Densidade (d): é a relação (razão) entre a massa de um material e o volume por ele ocupado, Massa (m): a quantidade de matéria que existe num corpo,Volume (V): é a extensão de espaço ocupado por um corpo. (USBERCO, 2002)
O instrumento padrão moderno usado para determinar massas é a balança. Das quais podem ser encontradas dos seguintes tipos:
1- BALANÇAS DE USO GERAL: São as de uso mais comum no laboratório, usualmente apresentam o prato para colocação de amostras exposto, mas é recomendável este ser protegido por uma simples caixa, pois leves correntes de ar podem levar instabilidade ao valor lido, ou até induzir a um erro de leitura.
2- BALANÇAS ANALÍTICAS: São as de uso mais restrito, especialmente na determinação de massas em análises químicas de determinação da quantidade absoluta ou relativa de um ou mais constituintes de uma amostra, usualmente apresentam o prato para colocação de amostras protegido por portinholas de vidro corrediças, pois leves ou até imperceptíveis correntes de ar podem levar instabilidade ao valor lido, ou até induzir a um grande erro de leitura. Devido a necessidade de extrema precisão das medidas efetuadas, estas devem ter salas específicas para sua manipulação, com condições ambientais controladas (temperatura, umidade,...), bem como observadas as condições da rede elétrica de fornecer

Relacionados