55711 70225 1 PB

6644 palavras 27 páginas
Religião e Revolução nas principais obras de Edmund Burke e Alexis de Tocqueville
Christian Jecov Schallenmueller1

Resumo: O artigo propõe discutir as relações entre religião e revolução segundo as considerações de Edmund Burke e Alexis de Tocqueville a propósito do desencadeamento da Revolução Francesa. Há um diálogo rarefeito entre os autores estabelecido pelo pensador francês, especialmente em sua obra O Antigo Regime e a Revolução. Mas a proposta aqui será justamente aprofundar este diálogo. Este procedimento possibilitará revisitar as comparações realizadas pelos dois autores entre a Revolução Inglesa e a Revolução Francesa e tratar dos respectivos (porém divergentes) papéis desempenhados pela religião em cada uma delas. Por fim, haverá uma tentativa de identificar os principais distanciamentos e aproximações nas análises de ambos os pensadores a respeito do tema.
Palavras-chave: Religião – Revolução – Burke – Tocqueville.

Introdução
Edmund Burke e Alexis de Tocqueville não eram propriamente contemporâneos, afinal o primeiro morreu em 1797, ainda antes da tomada do poder por
Napoleão na França, e o segundo nasceu apenas em 1805, e vivenciou, portanto, não a primeira, mas as sucessivas revoluções que se superpuseram ao longo do século XIX na França, especialmente em 1830 e 1848. Porém tinham origens sociais parecidas. Embora apenas o francês descendesse propriamente de uma família aristocrática, o irlandês também conseguira adentrar os nichos da aristocracia inglesa, galgando até o posto de secretário do primeiro-ministro do partido
Whig. Ambos também foram eleitos para cargos do Legislativo, tendo dedicado boa parte de suas vidas às atividades e aos debates políticos na esfera pública.
1 Mestrando em Ciência Política na Universidade de São Paulo (USP) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

154

Schallenmueller, C. J., Cadernos de Ética e Filosofia Política 17, 2/2010, pp.153-171

A proposta deste artigo é verificar

Relacionados