55688090--00

495 palavras 2 páginas
Introdução de radiologia industrial

O uso da Radiologia Industrial é um método utilizado para inspeção não destrutiva, que se baseia na absorção diferenciada da radiação penetrante pela peça que está sendo inspecionada. Devido às diferenças na densidade e variações na espessura do material, ou mesmo diferenças nas características de absorção causadas por variações na composição do material, diferentes regiões de uma peça absorverão quantidades diferentes da radiação penetrante. Quando pensamos em aeronaves, automóveis, metro, trens, navios, submarinos, e outras, todas estas máquinas não poderiam ter um bom desempenho não fossem a qualidade do projeto mecânico, dos materiais envolvidos, dos processos de fabricação e montagem, inspeção e manutenção, por isso a Radiologia industrial é um método poderoso que investiga a sanidade dos materiais e componentes, assegurando bom desempenho dos processos utilizados.
Num mundo globalizado onde é fundamental que as empresas tenham certificações de sistemas de qualidade ISSO, para garantir sua competitividade, a Radiologia Industrial vem sendo aplicada, de forma crescente, para inspecionar e detectar defeitos nos mais diversos segmentos, tais como: na Indústria Petroquímica, Nuclear, Bélica (inspeção de explosivos), Siderúrgicas, na inspeção de soldas em aeronaves, navios, correios, aeroportos; além de sua aplicação na conservação de alimentos, obras de arte e remédios. Radiologia industrial o que é?
Vamos começar a falar para onde e para que é usado a Radiologia Industrial. Suas maiores aplicações são dirigidas ao processo de qualidade em produtos e materiais. São realizadas, com isso, algumas técnicas, que segundo o Portal da Radiologia, são utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos, que investigam a sanidade do material sem, contudo destruí-lo ou introduzir quaisquer alterações em suas características.
Um dos ensaios mais importantes para a documentação da qualidade de produto

Relacionados