555555555555555555555555

5723 palavras 23 páginas
A BUSCA PELO CRACK NA VISÃO DE USUÁRIOS1
Aline Hofmann Rodrigues 2
Giovanni Kuckartz Pergher 3

RESUMO
O presente artigo teve como objetivo identificar o que leva uma pessoa fazer uso de drogas, em especial o crack, bem como investigar o que leva os usuários a repetir o uso do crack e as conseqüências que a droga provoca, conhecer quais os fatores que levam o usuário a buscar o tratamento, identificar o que o usuário espera de seu tratamento a curto prazo e identificar o que o usuário espera de seu tratamento a longo prazo. Para tal, foi utilizada e gravada entrevistas semi-estruturadas com seis usuários de crack, os quais buscaram atendimento na rede pública de saúde. Após, foram analisados e discutidos os dados coletados com os usuários através de Analise de Conteúdo. Nos resultados obtidos nesta pesquisa pode-se observar que as influências para o inicio do uso são multifatorias as quais foram divididos em três grandes categorias; Crise familiares relacionadas ao abandono, Amizades e Banalização.
O que auxilia a busca pelo tratamento, bem como o suporte necessário é o apoio familiar. Já as expectativas do tratamento são as reconquistas familiares e pessoais.
Palavras-chave: Dependência Química. Crack. Tratamento.
INTRODUÇÃO
O crack está sendo considerado como o maior problema de saúde atual, sendo a doença que mais mata no momento, chegando-se a seis óbitos por dia. O consumo de crack deteriora o cérebro, fígado e pulmões. Poucos usuários chegam a 30 anos de idade. Há aproximadamente 55 mil usuários desta drogas no presente momento no Rio Grande do Sul, mas é estimado que chegue a 300 mil nos próximos anos (SECRETARIA DA SAÚDE DO
RIO GRANDE DO SUL, 2009).
E, para que esses dados não sejam cada vez mais alarmantes é necessário que sejam desenvolvidos mais programas de tratamento e que esses jovens tenham acesso a estes.
Conhecendo assim também quais são as expectativas do usuário para o tratamento.
Podem ser tanto de natureza biológica

Relacionados

  • 5625
    271 palavras | 2 páginas