55454jhgff

1380 palavras 6 páginas
Weber - Ação Social:
Ação social segundo Weber é a ação individual, porém fundamentada no sentido compartilhado. Esta ação pode ser racional se for de acordo com o sentido compartilhado e irracional se for contra o sentido compartilhado. Segundo Weber, a ação social individual é um processo e não um ato porque não envolve apenas a ação final. Para ele, o indivíduo consulta o Sentido Compartilhado, analisando o que outros fariam em seu lugar e a partir daí escolheria ir contra ou seguir o sentido compartilhado. Portanto, é um processo dividido em etapas.
1. Racional com relação ao objetivo/fins:
É a ação social determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários. na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim;
Ex.: a construção de uma ponte, a atuação no mercado de ações, a administração de uma empresa.
2. Racional com relação a valores: É aquela definida pela crença consciente no valor de uma determinada conduta orientada por um princípio ético, estético, religioso ou na defesa da “honra”, por exemplo.
Ex.: Ceder o lugar no ônibus a um idoso ou devolver o troco errado. Em ambos os casos a ação social é orientada pela sociedade baseados em valores. 3 . Ação tradicional: É aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado.
Ex.: A tradição do kilt na Escócia (saias para homens), a troca de presentes no Natal e o chimarrão podem ser explicados na tradição por trás dessas práticas. A ação social, nesses casos, é baseada na tradição. 4 . Ação afetiva: é aquela definida pela reação emocional do sujeito quando submetido a determinadas circunstâncias.
Ex.: a mãe que bate no filho por ele ter se comportado mal, o comportamento “diferente” de certas pessoas em festas e o cuidado dos pais por seus filhos.

Poder e Dominação para Weber:
O poder para Weber é caracterizado pelo dinheiro,

Relacionados