55225556598989898

1961 palavras 8 páginas
TIPOS DE DISCURSO Primeiramente vejamos a definição de discurso: Discursos são as normas textuais que usamos para nos referir, no enunciado, às palavras ou pensamentos do nosso interlocutor. Na prática se trata da fala em um texto. Os discursos se dividem em três, a saber: • Discurso direto – é a reprodução fiel e textual dos diálogos da personagem. Geralmente os discurso diretos aparecem antecedidos por travessão ou aspas. Ex: – Que é que você tem? – Não tenho nada. – Nada? Parece que está dormindo! • Discurso indireto – neste discurso, o narrador exprime indiretamente a fala das personagens. O narrador se coloca como um ouvinte e retrata as falas de maneira indireta. Como se trata de uma reprodução há necessidade de se mostrar o diálogo, sendo indispensável a presença de verbos de elocução (verbos que usamos para introduzir diálogos – falar, responder, dizer...). Ex: Leonardo disse que não sairia de casa.

[pic] . Discurso indireto livre – Este discurso é uma mistura dos outros dois discursos. É considerado o mais complicado, pois, o narrador reproduz as falas como se ele próprio estivesse falando. Ex: Carolina já não sabia o que fazer. Estava desesperada, com a fome encarrapitada. Que fome! Que faço? Mas parecia que uma luz existia…

[pic] Transposição de discurso Para se transpor o discurso de direto para o indireto, deve-se observar as seguintes modificações junto aos verbos:

[pic]

[pic] VARIAÇÃO LINGUÍSTICA [pic]Vamos começar a discussão refletindo sobre o vídeo abaixo, ele trata sobre a Fala e a Escrita e suas variações lingüísticas, fonemas e letras: Assista ao vídeo “Que Língua é Essa” do Projeto MEC/CONDIGITAL Paidéia, episódio I, capítulo I [pic]O vídeo traz a dimensão de alcance que atinge o português, entretanto não podemos confundir fala com escrita. Apesar de haver correlações, o ato de escrever é muito diferente do ato de falar. E a grande

Relacionados