547842

14703 palavras 59 páginas
O LUGAR SISTEMÁTICO DO CONCEITO DE LIBERDADE NA FILOSOFIA
CRÍTICA KANTIANA*
JOÃOSINHO BECKENKAMP
Universidade Federal de Pelotas jobeck@ufpel.tche.br Resumo: Tomando-se a filosofia crítica kantiana como um sistema de resolução de problemas da razão pura, o conceito de liberdade ocupa um lugar estratégico na articulação da filosofia teórica com a prática, procurando o artigo mostrar como o tratamento dado ao conceito de liberdade no domínio teórico prepara perfeitamente o lugar que ele tem de ocupar no domínio prático, caso deva poder se constituir algo assim como a moralidade.
Palavras-chave: Liberdade. Moralidade. Dedução. Filosofia crítica.

Abstract: In Kant’s philosophy as a system of problems and solutions developed by reason the concept of freedom takes a very prominent place. This article aims to show that around the concept of freedom Kant is building the main articulations of his critical philosophy.
Key words: Freedom. Morality. Deduction. Critical philosophy.

1. INTRODUÇÃO

Na esteira de D. Henrich e K.-H. Ilting, desenvolveu-se na literatura kantiana, particularmente de proveniência anglo-americana, um longo debate sobre uma suposta dedução da lei moral a partir do conceito de liberdade, de que a terceira seção da Fundamentação da Metafísica dos Costumes apresentaria a última versão. Como Kant nega enfaticamente, na Crítica da razão prática, a necessidade e a possibilidade de uma dedução da lei moral, estar-se-ia diante de uma grande reviravolta ocorrida no curto período de três anos entre as duas obras.
Em artigo de 1960, D. Henrich reconstitui alguns elementos da reflexão moral de Kant nos anos 1770, mostrando que “nesta época começaram suas tentativas de uma dedução da compreensão moral a partir da razão teórica” (Henrich 1960, p. 98). Henrich identifica neste sentido dois grupos de argumentos, o das tentativas de uma dedução direta e o das tentativas de uma dedução indireta da lei moral, sendo “o conceito da liberdade o

Relacionados

  • dauhudihas
    135941 palavras | 544 páginas