5465646584

21767 palavras 88 páginas
Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional
Curso: Técnico em Informática
Disciplina: Organização e Normas – O&N
Professor: José Milton
Aluno(a): ____________________________________ Número: _____
1º Ano Turma _____

O Peso das Normas

APOSTILA DE

Ano Letivo de 2011

Página

0

ORGANIZAÇÃO
&
NORMAS

UNIDADE I

1. Normalização Técnica
Inicialmente como ponto de partida em nossa disciplina, iremos abordar os aspectos morfológicos do tema NORMAS.
Segundo o dicionário Aurélio, Norma significa aquilo que se adota como base ou medida para a realização ou avaliação de algo. Princípio, regra. Modelo, padrão.
Seguindo esta orientação, podemos considerar que Normalização referese ao conjunto de princípios, regras, modelos, padrões ou técnicas a serem observados ou adotados nos processos de elaboração de algo, que pode ser um produto ou material de natureza científica, tecnológica e intelectual ou, ainda, bens e serviços.
Por outro lado, Normatizar significa estabelecer normas para algo ou alguma coisa; submeter algo à norma(s).
Todos estes três conceitos serão mais minuciosamente abordados ao longo da Unidade 02, onde focaremos de modo mais específico, o tema Normalização
Técnica.
Neste ponto iniciaremos nossos estudos sobre uma das áreas de interesse da normalização técnica, a Metodologia Científica, pela sua suma importância no contexto pedagógico em nosso currículo, e que refletirá de maneira direta em todos os outros componentes curriculares a serem estudados, no decorrer de todo o curso nesta instituição.

Página

Todos aqueles que lidam com o conhecimento sistematizado, ou seja, o conhecimento obtido segundo uma metodologia própria de pesquisa e produção, dentre os quais citamos os pesquisadores, cientistas, professores, escritores, estudantes em todos os níveis, etc., produzem inúmeros tipos de textos ou trabalhos – embora diferentes quanto a natureza, extensão, importância ou objetivo – e têm em comum,

Relacionados