5464351421

1158 palavras 5 páginas
ARISTÓTELES ( 384 - 322 A.C. )
Notabilíssimo filósofo e cientista grego, nascido em Estagira . Fundou a Escola Peripatética (assim chamada porque dava lições passeando). Seu sistema mostra a natureza toda como um imenso esforço da matéria para elevar-se até ao pensamento e a inteligência. É autor de grande número de tratados de lógica, política, história natural, física. Sua obra é a fonte do tomismo e da escolástica. É fundador da lógica formal (em Organon) e procurou definir a virtude (em Ética a Nicômaco). Obras principais;Retórica, Poética, Política, Física, Metafísica; fez uma síntese sistemática de todos os conhecimentos do seu tempo. Deixou 146 obras.
DALTON, JOHN ( 1766 - 1844 )
Físico inglês, criador da moderna teoria atómica. O seu admirável talento científico fê-lo arquitectar essa teoria sob a influência de leituras de obras de Newton, mesmo de recorrer à experimentação, a qual veio mais tarde, confirmar-lhe as hipóteses. Formulou em 1804 os postulados que têm o seu nome. Estudou em si mesmo a perversão da percepção das cores, denominada daltonismo.
DEMÓCRITO DE ABDERA ( 460 - 380 A.C. )
Filósofo naturalista grego, idealizou o primeiro sistema materialista completo Segundo a sua teoria, a matéria não é infinitamente divisível, como defendia Anaxágoras, mas é formada por entidades indivisíveis - os átomos - imersos num espaço vazio. Os átomos movem-se e associam-se para dar formas aos corpos ou afastam-se para os desagregar, seguido as leis precisas de um rígido determinismo e mecanicismo.
THOMSOM, JOSEPH JONH ( 1608 - 1647 )
Físico inglês, estudou a estrutura da matéria e dos electrões. Prémio Nobel da Física em 1906. Seu filho George Paget, físico (1892 - 1975), descobriu a difracção dos electrões rápidos pelos cristais foi como seu pai Prémio Nobel em 1937.
BOHR, NIELS ( 1885 - 1962 )
Físico dinamarquês, professor na Universidade de Copenhaga, conclui notáveis estudos sobre a estrutura atómica. Juntamente com Lord Rutherford, formulou uma

Relacionados