5454885455

880 palavras 4 páginas
Alterações na frequência cardíaca
A frequência cardíaca é caracterizada pelo número de vezes que o coração se contrai e relaxa, ou seja, o número de vezes que o coração bate por minuto. Durante o treinamento de qualquer modalidade, tanto aeróbia quanto anaeróbia, a frequência cardíaca sofre alterações, sendo que na maioria das vezes ela tende a aumentar. E em alguns indivíduos isso pode se tornar um risco para saúde, pois a frequência cardíaca pode subir demasiadamente e colocar a pessoa em situações complicadas e até em risco de vida, nos casos mais sérios. Para evitar problemas como este, podemos fazer uso de um aparelho que mede a nossa frequência cardíaca enquanto estivermos utilizando-o.

Alterações na temperatura corporal
A contração muscular é responsável pelo aumento considerável na produção corporal de calor (hipertermia) e, durante o esforço físico, a velocidade dessa produção de energia é maior que a velocidade para a dissipação, por esse motivo o corpo tende a buscar meios para que se mantenha o equilíbrio termodinâmico. Um desses meios é a transpiração.

A pequena e grande circulação
Na grande circulação: O sangue arterial sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta e dirige-se a todas as partes do organismo a fim de ir levar o oxigénio às células e delas receber o dióxido de carbono que produziram. Após estas trocas gasosas, transforma-se em sangue venoso regressando ao coração pelas veias cavas. Entra pela aurícula direita, passa ao ventrículo direito e inicia-se a pequena circulação.

Na pequena circulação: O sangue venoso sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar e dirige-se aos pulmões onde se dá a hematose pulmonar. Após ter trocado o dióxido de carbono por oxigénio, transforma-se em sangue arterial regressando ao coração pela veia pulmonar e entrando pela aurícula esquerda que o envia para o ventrículo esquerdo.

Exercício físico na altitude
A intensidade do exercício é reduzida em

Relacionados