536799925671

2470 palavras 10 páginas
TRABALHO DE TOXICOLOGIA

INSETICIDAS ORGANOCLORADOS

1. Ocorrência: Os Inseticidas Organoclorados consistem em compostos orgânicos que apresentam átomos de cloro em ligações covalentes na cadeia e ainda são lipofílicos e insolúveis em água. Este grupo de inseticidas foi amplamente utilizado na agricultura, na silvicultura, na saúde pública e também no ambiente domiciliar, sendo proibido e/ou restringido em muitos países a partir da década de 1970. Seu potencial altamente tóxico contribuiu para tal proibição, uma vez que, tais compostos apresentam bioacumulação, biomagnificação, efeito carcinogênico e persistência no organismo e no ambiente durante várias décadas.

2. Formas e classes: Tais compostos encontram-se agrupados de acordo com características referentes às estruturas químicas. A seguir serão expostas as principais classes de Inseticidas Organoclorados e suas respectivas estruturas químicas:

Diclorodifeniltricloroetano (DDT): O DDT ou 2,2 - bis (p-clorofenil) - 1,1,1-tricloroetano (nomenclatura química) pode ser encontrado comercialmente como Anofex, Cesarex e Gesapon. Esse tipo de inseticida consiste em um sólido amorfo de cor creme, o qual é constituído de diversos isômeros e impurezas, sendo insolúvel em água e solúvel na maioria dos solventes orgânicos. É estável em presença de ácidos fortes, porém hidrolisa-se em meio alcalino transformando-se em 2,2 - bis (pclorofenil) - 1,1,-dicloroetileno (DDE).

Hexaclorociclohexano: O Hexaclorociclohexano ou 1, 2, 3, 4, 5, 6 – hexaclorociclohexano (nomenclatura química) pode ser encontrado comercialmente como HCH, BHC, Lindano e composto 666. Tal composto consiste em um sólido amorfo de cor cinza ou parda, com aroma muito característico e é encontrado em diferentes tipos de isômeros, sendo que o gama - isômero apresenta maior toxicidade aguda quando ingerido por via oral devido a

Relacionados