5320 14293 1 SM

3114 palavras 13 páginas
Computer on the Beach 2014 - Artigos Completos

194

Automação Residencial Sem Fio de Baixo Custo
Douglas de M. S. dos Santos

Douglas R. Melo

Raimundo C. G. Teive

Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
Campus Kobrasol – São José – SC – Brasil contato@douglasdemenezes.com.br, {drm, rteive}@univali.br

Abstract. Home automation systems are increasingly expanding, attracting new users and integrating more homes at a rapid pace. The proposed solution aims to reduce the cost of home automation solutions without removing features and making the installation process easier, allowing a user to perform common system installation in his residence. A prototype was developed and submitted to tests in which it was verified that the system met the functional and non-functional requirements of the system.
Resumo. Sistemas de automação residencial estão cada vez mais se expandindo, conquistando novos usuários e integrando mais residências em um ritmo acelerado. A solução proposta tem como objetivo reduzir o custo para soluções de automação residencial e facilitar o processo de instalação, permitindo que um usuário comum efetue a instalação do sistema em sua residência. Foi criado um protótipo o qual foi submetido testes onde foi verificado que o sistema atendeu aos requisitos funcionais e não funcionais do sistema da forma como era esperado.

1. Introdução
A crescente busca por conforto tem cada vez mais atraído os usuários, aquecendo o mercado de automação residencial ou domótica. A domótica é uma palavra que deriva do francês "Domotique" que pode ser identificada como uma junção das palavras “casa”
(“Domus”) com “automática” (“Imotique”) [Roque 2012]. O objetivo da automação residencial ou domótica, é fornecer aos usuários meios mais elaborados para controlar a sua residência, como por exemplo, desligar uma lâmpada via internet ou configurar a persiana de um quarto para abrir às 07h00min.
Uma breve busca de preços na internet mostra custos para instalação e compra
de

Relacionados