52po887768j

6625 palavras 27 páginas
LILIANE FRANÇA ALVES

SAÚDE E FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA CONTRIBUIÇÃO À FORÇA NACIONAL DO SUS NO ATENDIMENTO EMERGENCIAL

SALVADOR
2014

LILIANE FRANÇA ALVES

SAÚDE E FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA CONTRIBUIÇÃO À FORÇA NACIONAL DO SUS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa para certificação como Especialista em Gestão de Emergências em Saúde Pública.
Orientadora: Miralva Ferraz Barreto da Silva

SALVADOR
2014
1 - INTRODUÇÃO

O Curso de Especialização em Gestão de Emergências em Saúde Pública teve inicio no dia 28 de agosto de 2013 no Centro de Convenções de Salvador em parceria com o Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa- IEP/HSL, através de vídeo conferência cujo objetivo visou a capacitação de profissionais de saúde, com foco na gestão do trabalho da FN/SUS. A FN/SUS foi criada pelo decreto Presidencial Nº 7.616,de 17 de novembro de 2011, que dispõe ainda sobre a declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional ESPIN, sendo regulamentada no âmbito do SUS, pela Portaria Ministerial Nº 2.952, de 14 de dezembro de 2011.
A atuação da FN/SUS é prevista para emergências de saúde pública associada às epidemias, aos desastres e desassistência. A atuação da FN/SUS perpassa por diversas áreas do Ministério da Saúde, principalmente as que desenvolvem ações de vigilância e atenção à saúde, envolvendo tanto a identificação, construção e avaliação de planos para as necessidades de saúde em situações de emergência em saúde pública, como a identificação e promoção de atividades educacionais e construção de conhecimento relacionadas a essas situações. Durante apresentação do Curso de Especialização em Gestão e Saúde Pública, confesso que inicialmente senti receio, medo de não conseguir seguir até o final quando fomos informados que a metodologia utilizada seria Metodologia Ativa, uma novidade para mim que estava

Relacionados