5249 Dermatofitose

2895 palavras 12 páginas
DERMATOFITOSE

Dermatofitose
Nomes populares
Dermatomicose, Tinea, Tinha, Ringworm.

Agente causador
São causadas por fungos filamentosos, queratinofílicos e queratinolíticos pertencentes aos gêneros Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton.

Espécies acometidas
Humanos, animais domésticos e silvestres.

Sintomas nos seres humanos
Lesões na pele e anexos - eritematosas, descamativas, alopécicas e normalmente pruriginosas. Lesões nas unhas (onicomicoses) - caracterizadas por uma mancha branca opaca e espessa normalmente na região subungueal distal ou lateral.

Sinais clínicos nos animais
Lesões cutâneas superficiais caracterizadas por alopecia circular e descamação que podem ser classificadas em localizadas, disseminadas ou do tipo kérion. Pequenos animais podem desenvolver, raramente, onicomicose ou infecção profunda da derme denominada de pseudomicetoma ou micetoma dermatofítico.

Formas de transmissão
As dermatofitoses podem ser transmitidas através do contato direto com o ambiente, animais e/ou humanos acometidos pela doença ou portadores assintomáticos. A transmissão também pode ocorrer através do contato com instrumentos e objetos contaminados com os fungos.

Diagnóstico
O diagnóstico das dermatofitoses é baseado nos sinais clínicos e exames laboratoriais que confirmem a presença do agente em amostras clínicas de pele, pelos e unhas. O exame direto com hidróxido de potássio (KOH) 10% a 40% revela a presença de artroconídios, hifas ou esporos fúngicos enquanto que o isolamento micológico

37

DERMATOFITOSE

determina o gênero e a espécie fúngica envolvida, propiciando assim, a determinação de medidas adequadas de controle e prevenção.

Laboratórios e Serviços de Referência
Animais:
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Centro de Pesquisa e Diagnóstico em Micologia Veterinária (MICVET)
Campus Universitário Capão do Leão
R. Gomes Carneiro, 1 - Centro - Capão do Leão / RS
CEP 96010-610 - Telefones: (53) 3275-7140 / 3275-7644 www.ufpel.edu.br Complexo

Relacionados