5156

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A magreza pode ser causada por vários motivos que podem agir separadamente ou em conjunto. Dentre eles os mais comuns são: a ingestão insuficiente de alimentos para atender as necessidades diárias (seja em quantidade ou em qualidade), excesso de atividades físicas, má absorção de nutrientes, estresse e outros problemas psicológicos ou emocionais, doenças como anorexia e bulimia ou fatoresgenéticos.
É possível verificar que na maioria dos casos a magreza é conseqüência de maus hábitos alimentares, mas antes de qualquer providência sobre o assunto, é necessário que se procure ajuda de um especialista, para obter um diagnóstico e iniciar o tratamento correto.


Praticamente todas as pessoas acham que ser saudável é a ausência de doenças em nosso corpo, e esse modo de pensarnão estava errado até algum tempo atrás, porém com o aumento da população e o surgimento de novas doenças esse conceito teve que ser completado, levando em consideração fatores como a alimentação, a prática de exercícios físicos e acesso ao sistema de saúde. Para a OMS (Organização Mundial de Saúde) o conceito de saudável é um conjunto de bem estar físico, mental e social.
Hoje a dor não é aúnica coisa que nos leva a acreditar que algo está errado, nossa vida social, familiar, econômica e psicológica influenciam nossa saúde, resultados negativos em algumas delas podem trazer modificações ao nosso organismo. Veja a saúde em cada um dos aspectos:
Saúde física: o bem estar corporal, esta sim considera a ausência de doenças.
Saúde psicológica, social e familiar: nessa éimportante estar bem consigo mesmo e com os outros a nossa volta, se as situações são harmônicas e respeitosas o resultado será positivo.
Saúde financeira: é o uso equilibrado de suas finanças, controlando seus lucros e gastos.
Mas e a alimentação, pode até em que ponto nossa saúde?
É uma alimentação saudável que oferece todos os nutrientes necessários para o corpo humano, promovesaúde e bem estar. O organismo retira os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento, manutenção dos tecidos e resistência a doenças dos alimentos ingeridos, por isso no cardápio é necessário ter: carboidratos, lipídios, proteínas, sais minerais, vitaminas e água.
Os carboidratos têm função de produzir e armazenar energias, mantém a temperatura do corpo e dissolve algumasvitaminas. São encontrados em massas e açúcares, óleos e gorduras, respectivamente, e são chamados de energéticos.
As proteínas fornecem aminoácidos às células, para que se formem proteínas específicas. São construtoras de tecidos (unhas, pele, músculos,...) e são encontradas nas carnes, leites e derivados.
Os sais minerais são de extrema importância, porque fornecem ao corpo ocálcio, fundamental na estrutura dos ossos; o ferro, que tem a função de transportar oxigênio para as células; e o fósforo, responsável pelo fornecimento de energia a todas as reações químicas fundamentais à vida. É encontrado no leite, carne bovina, aves, peixes, ovos, cereais, dentre outros.
Vitaminas atuam no funcionamento das enzimas do corpo, ao todo são treze: A, B1, B2, B3, B5, B6, B9, B12,C, D, E, K e F; porém, cada uma tem funções diferentes em nosso organismo, veja elas:
(tabela de vitaminas)
Por fim a água que, embora não seja um nutriente, é fundamental à vida, pois az parte da composição de todos os alimentos.
É importante que seus consumos sejam na quantidade correta, para isso, temos a pirâmide alimentar, que nos auxilia na composição de refeiçõessemanais.
Os adolescentes necessitam de uma boa alimentação, pois é nessa fase que ocorrem alterações hormonais, no crescimento, na nutrição e na respiração.
Cerca de metade dos jovens não ingerem a quantia necessária de frutas, legumes e verduras, as consequências são a deficiência de ferro no corpo. Outro fator que compromete a saúde é que cerca de 25% deles não ingerem a quantia...
tracking img