513287771 Exercicio An Lise SWOT Pdf

1428 palavras 6 páginas
Empreendedorismo – aula da professora Vivian sobre Análise SWOT

Ambientes

Toda organização consiste em um sistema aberto. Isso porque todas elas precisam interagir com o meio ambiente, seja para a obtenção de recursos (recursos materiais, recursos humanos, recursos financeiros, entre outros), transporte dos produtos e venda dos mesmos. Pode-se afirmar que essa interação com o ambiente externo é um fator-chave para a sobrevivência da própria existência das organizações.

Ambientes são cenários que refletem a realidade em que a empresa está inserida. É a base de todo o planejamento empresarial, pois norteia todas as ações futuras da empresa, ou seja, é com base nestas informações que o administrador desenvolverá planos estratégicos para potencializar o desempenho da empresa.

A análise de ambiente reduz as chances de cometer erros (projeções de futuro), o nível de incerteza e conciliar, na medida do possível, os cenários: econômico, inflação, juros, PIB, investimentos, importação, político, social (nível de emprego, saúde, educação, segurança), tecnológico (novas descobertas, investimento na pesquisa), legislação (regulamentações e normas pelos governos).

Existem basicamente 2 ambientes: o Ambiente Externo e o Ambiente Interno.

Ambiente Externo: Ambiente Geral e Ambiente Operacional ou da Concorrência

O Ambiente Externo é formado pelo Ambiente Geral, Ambiente da Operacional (ou da concorrência) e ambiente interno. Para melhor estudar o que ocorre fora da empresa, nesse item realiza-se basicamente 4 atividades: escaneamento, monitoramento, previsão e avaliação.

Escaneamento
Identificar os primeiros sinais de mudanças e tendências ambientais.
Monitoramento
Detectar o significado por meio da observação constante das mudanças e tendências ambientais.
Previsão
Fazer projeções de resultados antecipados com base nas mudanças e tendências monitoradas.
Avaliação
Determinar o momento e a importância das mudanças e tendências ambientais para as estratégias das

Relacionados