511 01 MKSE PT 01 As Caracter sticas do Marketing de Servi os

400 palavras 2 páginas
Disciplina
Portfólio N° 01

Marketing de Serviços
As Características do Marketing de Serviços

:: Portfólio
OBJETIVO

Entender as características básicas do Marketing de Serviços

ORIENTAÇÃO
Desenvolver a atividade solicitada usando como referência artigos, material de aula e livros da área, preferencialmente: LAS CASAS, A. L. Marketing de serviços. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2002.
BATESON, J. E. G. & HOFFMAN, K. D. Marketing de serviços. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman,2003.
GIANESI, I.G.N., CORREA. A, H.. Administração Estratégica de Serviços: operações para a satisfação do cliente. São Paulo: Atlas, 1996.

ATIVIDADE PROPOSTA
Leia o texto a seguir. Selecione, então, uma empresa real de Marketing de serviços e aponte cada uma destas quatro características na empresa selecionada.

Os serviços têm 4 importantes características que influenciam, de forma considerável, a elaboração de programas de marketing:

1. Intangibilidade

Ao contrário dos produtos, não podem ser vistos, provados, sentidos, tocados, ouvidos ou cheirados antes de serem comprados. Assim, o marketing procura reduzir a incerteza nos potenciais consumidores que procuram indícios da qualidade do serviço a partir do local, das pessoas, do equipamento, do material de comunicação e de outros pequenos por menores... "O marketing de serviços tem o desejo de por evidência física nas suas ofertas abstratas"

2. Inseparabilidade

O fornecedor, por estar junto do cliente, constitui parte do serviço, existindo de fato uma forte interação fornecedor/cliente. A procura do serviço dependerá do seu fornecedor e o seu preço varia na razão inversa do tempo limite do fornecedor.

Por este fato duas estratégias habituais é fornecer o serviço a grupos e/ou trabalhar mais rápido, permitindo ao fornecedor uma maior disponibilidade de tempo.

3. Variabilidade ou Heterogeneidade

Os serviços são altamente variáveis dependendo muito de quem os fornece não sendo indiferente que o fornecedor seja o indivíduo A ou B. Os serviços

Relacionados