510511 3 ListadeExerc Cios Eletr Nica Computa O 2014 2

1095 palavras 5 páginas
3a Lista de Exercícios de Eletrônica – Computação - 2o Semestre de 2014
Diodo em circuitos de retificação com filtro capacitivo

1- O diodo do circuito mostrado na figura abaixo tem especificação de corrente contínua direta de 450 mA e uma especificação de tensão inversa de pico de 95 V. Verificar se este diodo é adequado para trabalhar submetido a uma tensão no secundário de 40 V rms e a tensão de ondulação na carga de 6 V.
Considerar a queda de 0,7 V em cada diodo que estiver conduzindo, RL igual a 150 Ω e C igual a 970 µF. 2- Você está construindo um retificador de meia onda com filtro capacitivo. As especificações são uma tensão de carga cc de 18 V e uma tensão de ondulação de 1V para uma resistência de carga variando de 100 Ω a 820 Ω. a) Que tensão rms o enrolamento do secundário do transformador deve produzir para a tensão do primário de 220 V rms / 60 Hz? b) Quais as especificações mínimas de Io e PIV dos diodos retificadores, (máxima corrente contínua direta em cada diodo) e (tensão inversa de pico em cada diodo)?
Considerar a queda de 0,7 V no diodo quando ele estiver conduzindo.
3- O circuito mostrado na figura abaixo mostra uma fonte de alimentação de baixo custo. Faça o que se pede: Calcular
a) O valor aproximado da tensão média na carga RL de 1kΩ.
b) A tensão de ondulação ∆V se C = 1000 µF.
c) O valor aproximado da tensão inversa de pico sobre o diodo.
Supor o diodo ideal e, de princípio, a máxima tensão na carga igual ao valor da tensão média na mesma. 4- Projetar uma fonte de alimentação com tensão de entrada do transformador de 110V rms e freqüência de 60 Hz, tensão média na carga de 15 V com uma tensão de ondulação ∆V de 1Volt para alimentar um circuito cuja resistência de carga RL é de 0,5kΩ. Utilizar o retificador de onda completa com derivação central.

Obs: Considerar diodos ideais.
No projeto, apresentar:
a) A relação de transformação ( N1 / N2 ).
b) As especificações de corrente e tensão dos diodos: máxima corrente contínua direta e tensão

Relacionados