50551051 Patrimonio

2286 palavras 10 páginas
PATRIMÔNIO

Definição, Equação patrimonial, Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, Variações patrimoniais, Estrutura conforme a Lei 6404/76, Estados do Patrimônio Líquido, Variações patrimoniais e Fatos contábeis

Sabendo-se que o patrimônio é o objeto de estudo da contabilidade, então é indispensável conhecê-lo em todos os seus aspectos, pois deste conhecimento depende a eficiência ao estudá-lo.

O termo patrimônio é formado por duas palavras latinas “pater” e “monium” que significa “herança paterna”, “recursos herdados dos pais”, e que, por fim ganhou um amplo significado, denotando também a riqueza vinculada a alguém. Do ponto de vista da ciência contábil, pode-se definir o patrimônio como um conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados a uma entidade.

O patrimônio é, portanto, o elemento material ou objetivo da entidade, formado pelos recursos que podem ser avaliados monetariamente.

A contabilidade concebe o patrimônio também sob seu aspecto jurídico, por isso o estuda considerando o que a entidade tem, o que ela tem em poder de terceiros, e o que ela deve a terceiros (bens, direitos e obrigações).

Assim, todos os elementos formadores do patrimônio são quantificados e, portanto, representados também monetariamente.

Bens – são as coisas úteis à entidade, das quais ela detém a posse (móveis, dinheiro, mercadorias, marcas, patentes e outros). Eles podem ser corpóreos ou tangíveis (móveis dinheiro, mercadorias etc.) e incorpóreos ou intangíveis (marcas, patentes etc.). Sobre os bens a entidade tem o direito de uso.

Direitos – são os recursos da entidade em poder de terceiros, ou seja, o direito de cobrar ou receber de terceiros (contas a receber, cheques a compensar, adiantamentos, duplicatas a receber, títulos a receber etc.).

Obrigações – são as dívidas que a entidade tem para com terceiros, ou seja, os recursos de terceiros em poder da entidade (contas a pagar, duplicatas a pagar, impostos a pagar, salários a pagar, etc.).

Dentre outras formas,

Relacionados