50149751587

2133 palavras 9 páginas
O que é reengenharia?
No decorrer da evolução das organizações, vários métodos e procedimentos foram criados, objetivando o aperfeiçoamento das atividades executadas e a competitividade das empresas no mercado. . Dentro deste universo, nos anos 90, surge a reengenharia, tendo com autores principais Michael Hammer e James Champy, que adota conceitos revolucionários, em virtude de ter, em sua essência, a reinvenção, a novidade, a reestruturação e mudança de toda a estrutura organizacional das empresas, com foco nos processos, visando a redução de custos, tempo e qualidade das atividades desempenhadas, com a finalidade de atender às necessidades dos clientes.
A rápida evolução tecnológica veio colocar à disposição meios para melhorar substancialmente a performance das organizações. No entanto, apesar dos elevados investimentos em tecnologias de informação, os resultados ficaram muito aquém das expectativas. Em grande parte, os fracassos ficaram a dever-se ao fato de se terem utilizado as novas tecnologias para mecanizar as formas antigas de fazer as coisas. Os processos antigos permaneceram intactos (e consequentemente as suas deficiências) e os computadores eram, e são, utilizados apenas para torná-los mais rápidos.
Para alguns autores, a reengenharia é o projeto dos processos de trabalho e a implementação de novos projetos, enquanto para outros é o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais visando alcançar enormes melhorias no desempenho de custos, qualidade, atendimento e velocidade. A reengenharia se fundamenta em quatro palavras chaves.
Fundamental. Busca reduzir a organização ao essencial e fundamental. As questões: por que fazemos o que fazemos? E por que fazemos dessa maneira?
Radical. Impõe uma renovação radical, desconsiderando as estruturas e os procedimentos atuais para inventar novas maneiras de fazer o trabalho.
Drástica. A reengenharia joga fora tudo o que existe atualmente na empresa. Destrói o antigo e busca

Relacionados