50 Empresas que mudaram o mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Web Aula 1
Título: A INDÚSTRIA DE BASE COMO MARCO DA PRESENÇA DO ESTADO NA ECONOMIA BRASILEIRA
A economia brasileira passou por diversos ciclos econômicos, todos eles baseados na economia primária, ou seja, na produção agrícola, pecuária ou mineral. Tivemos ciclos econômicos importantes como o do açúcar, o do ouro e o ciclo do café.
Para saber mais:
Leia o texto disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_econ%C3%B4mica_do_Brasil
Você encontrará mais informações a respeito dos ciclos econômicos no Brasil. |
Foi somente entre a terceira e quarta década do século XX que o Brasil começou a voltar-se para a industrialização. Com o advento da segunda guerra mundial, muitos produtos começaram a faltar no país, então, o governo da época começou a promover um processo desubstituição de importações.
De forma inteligente, o governo brasileiro optou por iniciar seu processo industrial através da criação de bens de capital, ou seja, bens que serviriam como base ou dariam sustentação para a produção de outros bens. Daí a denominação que se deu a este movimento, que ficou conhecido como a criação da indústria de base.
Este evento foi importante para a economiabrasileira pois possibilitou o desenvolvimento econômico posterior, através de indústrias que passaram a utilizar as matérias primas e serviços produzidos pelas empresas criadas naquela época.
Na ausência da iniciativa privada para fomentar a economia, o governo brasileiro usou e abusou do pensamento econômico de Keynes, que defende que o Estado deve participar da atividade econômica quando ainiciativa privada não se apresentar para atender às necessidades da população.
Nesta época tivemos a criação de grandes empresas estatais, portanto controladas pelo governo, como as siderúrgicas de Volta Redonda, Vale do Rio Doce e CSN-Companhia Siderúrgica Nacional, as empresas de telecomunicações através do sistema Telebrás, que tinha a Embratel como expoente nacional e as operadoras estaduais fazendoparte do sistema geral.
Tivemos, em 1954 a criação da mais importante estatal brasileira, a Petrobrás, com o apelo nacionalista de que "o petróleo é nosso". Também data dos anos trinta e quarenta a criação de empresas estatais de energia elétrica.

 
Vejam a importância destas empresas para o desenvolvimento da economia brasileira: as empresas mineradoras fornecem matéria prima para outrasindústrias que se instalaram no país. As empresas de energia propiciaram a instalação de maquinários mais modernos e as empresas de telecomunicações deram suporte de serviços de comunicação às novas empresas que surgiram.
Nesta nova fase da economia brasileira, embora a participação direta do estado nas empresas tenha sido quase nula, havia ainda forte influência do governo na atividadeeconômica.
Foi nesta época, início dos anos 60, que o governo, através de grandes gastos públicos e endividamento externo, levou o país a duas situações desastrosas para a economia: gerou inflação e aumentou a dívida externa, jogando o país na dependência dos países desenvolvidos por meio da enorme dívida contraída no exterior, aliás, dívida com prazos não muito longos.
Questão para reflexão:
Se ogoverno brasileiro não tivesse implantado a indústria de base, o que teria acontecido com a indústria automobilística, que se implantou no Brasil no final da década de 50? |
Apesar de o Brasil ser ainda um país em desenvolvimento, com certeza não teríamos alcançado o estágio em que estamos se não houvesse havido esta iniciativa, de criação da indústria de base.
Na segunda metade dos anos 50, nogoverno JK, tivemos no Brasil um outro evento industrial importante, que foi a instalação da indústria de bens de consumo duráveis. Representada pela indústria automobilística e pela indústria de eletro-domésticos, também conhecida como "linha branca", só foi possível este novo ciclo industrial graças à existência da indústria de base, que permitiu fornecer materiais (aço das mineradoras) e...
tracking img