5 Sensos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Módulo 7 PERPETUANDO A PRÁTICA MÓDULO 7: PERPETUANDO A PRÁTICA. Unidade 1: PERPETUANDO O SUCESSO. Olá, caro(a) aluno(a). Este material destina-se ao seu uso como aluno(a) inscrito(a) no curso D-Olho na Qualidade - 5s para os Pequenos Negócios, pela Internet, promovido pelo Sebrae. Conforme você já leu no Guia do curso, este é um recurso adicional do qual você dispõe para apoiá-lo(a) e estádisponibilizado para download. Para facilitar o manuseio do material, seguir-se-á a seqüência estabelecida para o curso em módulos e unidades. O material está disponibilizado por tema, na 1ª unidade de cada assunto, indicando-se as unidades a que se refere. Nas atividades educacionais propostas e realizadas com recursos tecnológicos especiais, você deve navegar no curso pela internet. Neste material, aoencontrar a palavra Atenção! vá ao ambiente do curso e localize a unidade e passo indicados. Você deve percorrer todos os passos e clicar em Concluir no final de cada unidade. Quando todas as unidades de um mesmo assunto estiverem concluídas no ambiente do curso na internet, você terá acesso aos textos do próximo assunto para download.

APRESENTAÇÃO

Estamos finalizando o nosso curso com omódulo 7, “Perpetuando* a prática”. O Programa D-Olho na Qualidade implica em uma nova filosofia* ambiental. Por isso, nesse módulo você irá se preparar para perpetuar o sucesso alcançado na implantação* dos 5Ss*.

PERPETUANDO* O SUCESSO Você já teve a oportunidade de planejar e/ou executar os 5Ss*, mas sua prática não se limitará ao período do curso, não é verdade? Perpetuar a prática do ProgramaD-Olho na Qualidade não é tarefa simples. Assim como o lançamento e o desenvolvimento das várias etapas, a manutenção é fundamental e requer clareza sobre os objetivos do programa, entendimento sobre como executá-lo, compreensão do mesmo como uma nova filosofia* ambiental; bem como, comprometimento de todas as pessoas envolvidas. Com isso, será possível repensar a prática e fazer as alterações eadaptações necessárias. Será que tudo que foi planejado inicialmente está sendo seguido à risca? O programa está sendo implantado, realmente, como uma filosofia*? E então, será que as condições em sua empresa estão favoráveis à perpetuação da prática do Programa? O perfeito entendimento do significado e importância da manutenção do Programa D-Olho na Qualidade é a chave do sucesso paraconsolidação* desse grandioso processo de transformação e mudança que está se desenvolvendo na sua empresa.

Unidade 1: Perpetuando o sucesso.

1

Módulo 7 PERPETUANDO A PRÁTICA Para aqueles que não incorporaram a filosofia* do programa, o Programa D-Olho na Qualidade é apenas um evento de limpeza e organização, que não produz benefícios. Certa vez, um empresário chegou a dizer: “Eu preciso é faturar!Limpar e organizar são bobagens!”. Outra citação importante em relação ao programa, vinda de outro empresário: “Meu negócio é vender e não limpar!”. Para finalizar os exemplos, temos mais uma alegação que vale a pena registrar: “Nós crescemos meio desorganizados e isso não interfere no nosso negócio!”. O Programa D-Olho na Qualidade é considerado uma das bases de gestão da qualidade, pois suaimplantação* na empresa torna o ambiente de trabalho mais organizado, produtivo, seguro e humano, criando um clima propício à colaboração entre as pessoas e à prevenção de problemas. Com a implantação* do programa de forma consistente, as pessoas começam a ver que as coisas estão mudando e que há compromisso da alta administração. Porém a manutenção do Programa D-Olho na Qualidade é um dos principaisdesafios para todas as empresas que tentam implantá-lo. É de conhecimento de todos e amplamente divulgado que iniciar o programa é muito fácil, mas mantê-lo funcionando ao longo do tempo, como um hábito ou um modo de vida, é totalmente diferente. O sucesso está associado às seguintes atitudes: - Comprometimento do dono, da direção, com exemplos e atitudes diárias que encorajem as pessoas a...
tracking img