5 Sensos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO

5 SENSOS

Conceito:
Os 5 Sensos é uma metodologia de origem Japonesa para a organização de quaisquer ambientes, principalmente os de trabalho. O conceito dos 5 sensos é a eliminação de tudo que gera custos extras (desperdícios) e perda de tempo, os propósitos da metodologia 5s são de melhorar a eficácia através da destinação adequada de materiais, especialmente osdesnecessários, organização, limpeza e identificação de materiais e espaços, e a manutenção e melhoria do próprio 5s. Este foi um dos principais fatores de recuperação das empresas japonesas ao final da década de 60, e com a implantação destes métodos alcançaram a qualidade total.

Aplicação:
1ºSEIRE (DESCARTE/UTILIZAÇÃO) – Este Senso é utilizado para separar os produtos ou ferramentas detrabalho desnecessários, com isso, ganhamos uma otimização do trabalho, descartando ou guardando tudo que não for necessário. Este processo conduz a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho.
EXEMPLO: Na Drogaria precisamos separar muito bem os itens inúteis dos úteis, deixando exposto somente produtos de necessidade específica (ex.: em uma sala de aplicação utilizamos medicamentospara aplicação junto à seringa, mas por ter um espaço pequeno, não deixamos o medicamento dentro da sala, e sim nas prateleiras, ao contrário das seringas que são vendidas no balcão, porém mantidas na sala).

2ºSEITON (ARRUMAÇÃO/ORGANIZAÇÃO) – Cada coisa deve ser mantida devidamente em seu lugar específica, tendo como prioridade a organização do ambiente. Com este processo reduzimos osobstáculos e dificuldades de acesso, aumentando assim a produtividade.
EXEMPLO: Em uma Drogaria se os medicamentos não tivessem uma ordem específica, como seria a produtividade de venda da loja? São aproximadamente 25.000 itens agregados em um espaço físico de 200 mts de área total, portanto na Drogaria os produtos são organizados em ordem alfabética e ordem de grupos de gêneros (antigripais próximos aosxaropes, analgésicos próximos antitérmicos e relaxantes musculares, mas sempre seguindo a ordem alfabética) com essa arrumação atendemos o cliente com mais agilidade e eficácia, melhorando assim a produtividade da empresa.

3ºSEISO (LIMPEZA) - As pessoas merecem um melhor ambiente de trabalho, cada pessoa deve saber a importância de estar em um ambiente limpo, mantendo-o da mesma formaindependentemente de qualquer situação, com isso melhoramos a imagem interna e externa da empresa.
EXEMPLO: Em nossa empresa temos uma pessoa específica responsável pela limpeza rústica (limpeza do chão, paredes, teto, estacionamento, móveis da loja e recolhimento dos lixos), porém, quanto à manutenção da limpeza da loja e dos produtos é de responsabilidade individual por setores da loja (ex.:Separação por gôndolas e prateleiras, cada gôndula possui uma cor específica no quadro de limpeza e cada cor se refere a um funcionário específico, que fica responsável pela manutenção da limpeza).

4ºSEIKETSU (HIGIENE) – higiene é uma norma definida para a melhoria do ambiente de trabalho, resultando em segurança tornando-se procedimento padrão e obrigatório, para uma boa visualização da área, qualidadeda produção e de vida. Sendo assim a higiene é uma norma que deve ser feita naturalmente e diariamente.
EXEMPLO: Em nossa empresa mantemos uma higiene contínua com os colaboradores, sempre higienizamos os balcões de atendimento e os colaboradores lavam continuamente as mãos para atender os clientes, além disso, todos os colaboradores têm que seguir as 10 normas da higiene contidas no pop(uniformes limpos e bem passados, cabelos e unhas limpos e cortados, etc...).

5ºSHITSUKE (DISCIPLINA) – É uma busca constante do aperfeiçoamento das rotinas e ordens. Refere-se à manutenção e revisão dos padrões. Para que esse Senso funcione, a necessidade de que os outros tenham sido estabelecidos, assim não permitindo o retorno as práticas antigas.
EXEMPLO: Após o emprego de todos os sensos...
tracking img