5 Gerações de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

AS CINCO GERAÇÕES DE COMPUTADORES


AS CINCO GERAÇÕES DE COMPUTADORES
HISTÓRIA DA INFORMÁTICA

MÁQUINAS DE CALCULAR
A computação teve seu inicio com as máquinas e métodos de cálculo. O Ábaco, inventado na Babilônia por volta de 2400 a.c e desenvolvida pelos sumérios e romanos, foi a primeira máquina de cálculos.

[Gregor Reisch, Margarita Philosophica,1508]

[Ábaco ‘moderno’]
A primeira máquina de verdade foi construída por Wilhelm Schickard (1592-1635), sendo capaz de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Essa máquina foi perdida durante a guerra dos trinta anos, sendo que recentemente foi encontrada alguma documentação sobre ela. Durante muitos anos nada se soube sobre essa máquina, por isso, atribuía-se ao filosofo, físico e matemáticoBlaise Pascal (1623-1662) a construção da primeira máquina calculadora, em 1642, que fazia apenas somas e subtrações.
Pascal, que aos 18 anos trabalhava com seu pai em um escritório de coleta de impostos na cidade de Rouen, desenvolveu a máquina para auxiliar o seu trabalho de contabilidade.
O projeto de Pascal foi bastante aprimorado pelo matemático alemão Gottfried Wilhelm Leibniz(1646-1726), que também inventou o cálculo, o qual sonhou que, um dia no futuro, todo o raciocínio pudesse ser substituído pelo girar de uma simples alavanca.

[Máquina de Pascal]
Todas essas máquinas, porém, estavam longe de ser considerado um computador , pois não eram programáveis. Isto quer dizer que a entrada era feita apenas de números, mas não de instruções a respeito do que fazer com os números.ALGORITMOS E LINGAGEM BINÁRIA
No século VII, o matemático indiano Brahmagupta explicou pela primeira vez o sistema de numeração hindu-arábico e o uso do 0. Aproximadamente em 825, o matemático persa Al-Khwarizmi escreveu o livro Calculando com numerais hindus, responsável pela difusão do sistema de numeração hindu-arábico no Oriente Médio, e posteriormente na Europa. Por volta do século XIIhouve uma tradução do mesmo livro para o latim: Algoritmi de número Indorum. Tais livros apresentaram novos conceitos para definir sequências de passos para completar tarefas, como aplicações de aritmética e álgebra. Por derivação do nome, atualmente usa-se o termo algoritmo.
Com o advento das máquinas de calcular e mais tarde os computadores, o uso de algoritmos ressurgiu com grande vigor, comouma forma de indicar o caminho para a solução dos mais variados problemas.
Algoritmo não é a solução do problema, pois, se assim fosse, cada problema teria um único algoritmo. Algoritmo é o caminho para a solução de um problema, e em geral, os caminhos que levam a uma solução são muitos.
Ao longo dos anos surgiram muitas formas de representar os algoritmos, alguns utilizando linguagenssemelhantes às linguagens de programação e outras utilizando formas gráficas.
Inspirado na lógica booleana de 1847, Claude Shannon, um estudante do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), percebeu semelhante era o princípio booleano de números binários com um circuito elétrico - e que esse circuito poderia ser usado em um computador. Assim, mostrou como construir circuítos baseados em relays ecapazes de realizar cada uma das quatro operações aritméticas. Além de provar a possibilidade de se construir um computador totalmente eletrônico, foi o primeiro a atinar que os respectivos circuítos ficavam muito mais simples ( e mais baratos ) com o abandono do sistema decimal em favor do sistema binário.
Shannon foi o responsável pela expansão do conceito de numeração binária e pelaintrodução nos meios acadêmicos do bit como é conhecido atualmente: binary digit. Ficou por isso conhecido como o “pai do bit”.

Shannon criou uma teoria, em 1948, hoje fundamental no trabalho cotidiano em Engenharia de Comunicações e chamada Teoria da Informação, que mostrou que cada canal de comunicações ( seja ele um fio telegráfico, fio telefônico, cabo axial ou etc ) tem uma velocidade limite...
tracking img