5 ARTERAPIA E DROGADI O

7661 palavras 31 páginas
ARTETERAPIA E DROGADIÇÃO

Wilson José de Oliveira dos Santos1

RESUMO
A arteterapia é um método baseado no uso de várias formas de expressão artística com uma finalidade terapêutica. O presente artigo aborda a arteterapia tendo como objetivo refletir sobre a arte como instrumento de trabalho no contexto da drogadição. Apoiando-se na revisão de literatura sobre a temática, o artigo parte de um olhar histórico esboçando os principais seguimentos artísticos, em seguida situa o problema da drogadição e por fim, a terapia na reabilitação da adicção por meio da arte. A reflexão desenvolvida mostra que, apesar das diferentes molduras teóricas, a arteterapia é perpassada por uma concepção estética do humano, visto como um ser criativo, capaz de se transformar em artista da própria vida.
Conclui-se, então, que a arte pode ser uma ferramenta valiosa para a atuação do psicólogo nos mais diferentes contextos, vinculada ao seu compromisso ético de contribuir para que o sujeito se constitua como autor da própria história.

Palavras-chave: Arteterapia. Drogadição. História. Reabilitação. Adicção.

1 INTRODUÇÃO

Desde os tempos mais remotos, o homem usou desenhos para expressar não apenas seu modo de vida como seus medos e angústias e os registrou nas paredes das cavernas.
Milênios mais tarde os médicos passaram a estudar e a usar a arte como técnica com fins terapêuticos. O primeiro foi Carl Jung (1875-1961), psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica. Ele observou que a arte era um meio eficaz para ajudar as pessoas a demonstrar, simbolicamente, e sem restrições, tudo o que guardavam no fundo da mente. É a forma mais pura de revelar o inconsciente, afirmava Jung. “É a liberdade de expressão, é sensibilidade, é criatividade, é vida”. Desde então, os sìmbolos revelados nos desenhos, nas modelagens e outras técnicas têm contribuído para decifrar os segredos que podem estar afetando a nossa saúde emocional.
1

Pós-graduando do Curso de Especialização Lato Sensu em

Relacionados