4Ps do marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curiosidades sobre o Rádio no Brasil e no Mundo

PRIMEIRA REFERÊNCIA A UMA ESTAÇÃO DE RÁDIO NO BRASIL

O primeiro transmissor de ondas de rádio no Brasil que se tem notícia, foi instalado no ano de 1913 por Paul Forman Godley, um dos fundadores da ADAMS-MORGAN / PARAGON, na região Amazônica, a pedido do governo brasileiro.

Ao retornar para a américa, ele conheceu Edwin Howard Armstrongnuma reunião do Clube de Rádio da América em 1914, e se admirou ao saber que Armstrong conseguia escutar essas estações brasileiras com regularidade.
O segredo, claro, era o circuito regenerativo. Armstrong não havia conseguido fazer funcionar o circuito regenerativo nas ondas curtas, onde os radio-amadores operavam, e alem do mais, ele tinha maiores interesses na area comercial do rádio.

Apósuma série de testes, Godley ajustou os circuitos de grade e placa de seu rádio com variometers auto-ajustaveis, e aí nasceu o receptor Paragon.

(Crédito: Radio Manufacturers of the 1920's by Alan Douglas Vol-1)


O INÍCIO DO RÁDIO EM FREQUÊNCIA MODULADA (FM)

O norte-americano Edwin Howard Armstrong, era um amante da música e se sentia insatisfeito com a qualidade das rádios AM.

É que asondas desse tipo de rádio se propagam para lugares distantes, mas estão sugeitas a muitas interferências. Por isso, em 1912, Armstrong produziu o primeiro transmissor de frequência modulada, inventando a rádio em FM.

As primeiras transmissões confirmaram que ela exibia uma fidelidade muito melhor, porém com menor alcance.

As grandes redes americanas reagiram, temerosas de que a FM fosseuma ameaça.

Depois de uma demorada briga na Justiça e com suas patentes ameaçadas, Armstrong se suicidou em 1954.
A FM só se vingou na década seguinte.

(Crédito: Revista Galileu no 90 Editora Globo)





QUEM INVENTOU O RÁDIO?

Não existe uma concordância mundial a respeito de quem inventou o rádio, da mesma forma que muitos paises não aceitam Santos Dumont como o Pai da Aviação.Alguns, creditam o descobrimento das ondas de rádio ao cientista e inventor italiano Gugliemo Marconi.

Comete-se uma injustiça a um cientista brasileiro, predecessor de Marconi e de outros.

Padre Roberto Landell de Moura, gaúcho, nascido em 21 de janeiro de 1861.
O padre-cientista, construiu diversos aparelhos que expôs ao público na capital paulista em 1893, tais como:

- o Teleauxiofono(telefonia com fio)
- o Caleofono (telefonia com fio)
- o Anematófono (telefonia sem fio)
- o Teletiton (telegrafia fonética, sem fio, com o qual duas pessoas podem comunicar-se sem serem ouvidas por outras )
- o Edífono (destinado a ducificar e depurar as vibrações parasitas da voz fonografada, reproduzindo-a ao natural)
Nesta ocasião, estabeleceu os príncipios básicos em que se fundamentariatodo o progresso e a evolução das comunicações, tal como conhecemos hoje.

Suas teses, firmadas antes de 1890, previram a "telegrafia sem fio", a "radiotelefonia", a "radiodifusão", os "satélites de comunicações" e os "raios laser".

No ano de 1900, enquanto o grande feito de Marconi não ultrapassava a distância de 24 quilômetros, o Padre Landell de Moura obtinha do governo brasileiro a cartapatente nº 3279, reconhecendo-lhe os méritos de pioneirismo científico, universal, na área das telecomunicações.

Em 1901, o Padre Landell de Moura, embarcou para os Estados Unidos e em fins de 1904, o The Patent Office at Washington concedeu-lhe três cartas patentes: para o telégrafo sem fio, para o telefone sem fio e para o transmissor de ondas sonoras.

Poderia se considerar o PadreLandell de Moura o precursor nas transmissões de vozes e ruídos outros. Suas patentes afirmam isso.

(Crédito: AGERT "Associação Gaucha de Emissoras de Rádio e Televisão")











E quem inventou a Televisão ?

Como programa de televisão foi bem fraco.
Ao vivo, dos laboratórios de Rádio da General Electric, em Schenectady, Nova York, apresentamos... um sujeito tirando os óculos. E...
tracking img