4F4 Sindrome De Burnout Esgotamento Profissional 2

1356 palavras 6 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo: 6
Fórum
Título “Síndrome de burnout” - Esgotamento Profissional
Aluno:
Disciplina: Psicologia Organizacional
Turma:
Introdução

No século XX, com o surgimento da psicologia social e a constante transformação no ambiente externo e no ambiente internos, o estudo do comportamento dos indivíduos tem sido tornano uma questão de preocupação para a sociedade. Antes de aprofundar no conceito do estresse causado pelo trabalho é necessário entender um pouco sobre os conceitos piscicossociais estudados ate a atualidade. Dentro dessa perspectiva, a psicologia social trata especificamente das questões sobre a relação entre o indivíduo e a sociedade, avaliando como as influencias sociais podem influenciar o comportamento individual.
Mas o que é o estresse? De acordo com o médico austríaco Hans Selye(1936), utilizou o termo estresse pela primeira vez como parte do nosso mecanismo de sobrevivência, ou melhor, é uma resposta fisiológica, psicológica e comportamental que surge quando procuramos nos adaptar às pressões internas e externas. Hoje em dia é inevitável sentir-se estressado em um ambiente corporativo, pois precisamos utilizar toda energia para questões como prazos, metas e desafios. Tudo isso já faz parte do cotidiano de qualquer profissional.
O estresse no ambiente de trabalho não surge de uma hora para outra, este é resultante do acumulo de pequenos problemas que se repetem constantemente. Assim como, reuniões de última hora, mau humor do seu chefe, pressão, equipamentos que não funcionam, entre outros. Todos esses momentos no cotidiano podem fazer qualquer um perder a calma. Portanto, estresse torna-se perigoso a partir do momento em que afeta sua saúde, além diminuir sua produtividade.

Causas e conseqüências do estresse

Cada pessoa reage de forma diferente ao estresse. Este pode se desencadear devido a fatores genéticos (preexistentes ou adquiridos) ou devido a fatores relativos ao ambiente externo. o

Relacionados