49981541040

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
curso administração

gilcimar ferreira
gresse marques gonçalves
jefferson lima vaz
thiago camargo de melo santos
wesley borges de faria

estudo de caso: a copa do mundo é nossa

Itumbiara
2012

gilcimar ferreira
gresse marques gonçalves
jefferson lima vaz
thiago camargo de melo santos
wesley borges de faria

estudo de caso: a copa domundo é nossa

Trabalho apresentado ao Curso de Administração módulo I da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, orientado pelos professores do 1° período.

Orientadores: Samara Headley
Wilson Sanches
Márcia Bastos
Marcelo Silveira

Itumbiara
2012

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO 3
2 – DESENVOLVIMENTO 4
3 – CONSIDERAÇÕESFINAIS 14
4 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

1 – INTRODUÇÃO

Há algum tempo, quando a FIFA anunciou que o Brasil seria sede oficial da Copa do Mundo de 2014, muitos se perguntaram: será que estamos preparados para sediar um evento mundial desse porte? Será que tanto investimento valerá a pena? Mesmo diante das controvérsias, o brasileiro tem acompanhado com ansiedade os preparativos para essagrande festa do esporte, ou seja, construção e reforma de estádios, obras de infraestrutura, e também como investir para melhorar seu próprio negócio, ou buscar uma nova oportunidade.
Gilberto proprietário da empresa de transportes ZZZ, quer fazer parte deste empreendimento, e para isso precisa contar com a opinião de outras pessoas, para analisar como tornar seu negócio lucrativo com a copa domundo.
A partir das teorias estudadas neste primeiro módulo, nós alunos do 1° período de administração, faremos parte do estudo de caso e procuraremos ajudar o Sr. Gilberto a responder suas dúvidas.

2 – DESENVOLVIMENTO

● Aspectos positivos e negativos

O estudo de caso apresentado nos mostra a história de Gilberto, o fundador da ZZZ transportes, empresa fundada há 8 anos em Salvador, contacom profissionais experientes nas áreas de transporte e turismo. A ZZZ transportes é locadora de vans, ônibus, micro-ônibus e carros executivos, se destaca por promover o bem-estar dos seus clientes, valorizar colaboradores e aplicar a tecnologia a serviço da segurança no transporte de passageiros.
A empresa dispõe de diversos tipos de vans para aluguem e trabalha com vans executivas e vansexecutivas Luxo, com capacidade que varia de 10 a 15 passageiros. Equipadas com ar-condicionado, poltronas individuais reclináveis, som ambiente, DVD, sinal de TV digital, rastreador via satélite, entre outros opcionais. A frota da empresa possui carros novos e uma equipe de profissionais altamente qualificados para melhor atendê-lo.
Gilberto possui uma empresa estável no mercado, talvez ele tenhaque refletir sobre alguns pontos positivos e negativos da copa no Brasil em 2014.
As vantagens de sediar uma copa do mundo são diversas, como aumento na demanda de mão de obra e conseqüentemente de postos de trabalho, a melhoria da infraestrutura, o aumento do turismo, a visualização do país a nível mundial e aumento da segurança. Muitos países que sediaram esse mega evento tiveram um aumentoconsiderado no seu PIB (produto interno bruto) tomamos como exemplo a Alemanha que no ano 2006 sediou a copa do mundo e teve um crescimento de 3% acima do previsto do seu PIB. Para os brasileiros de modo geral o maior beneficio é a melhora da infraestrutura deixada após o termino do evento. Por outro lado esse tipo de evento também podem se tornar um acelerador de investimentos principalmente eminfraestrutura que já deveria ter sido melhorada. Um exemplo é o metrô de São Paulo, sempre se soube que em horário de pico, ou seja, em horário de maior movimento os trens circulam com a sua capacidade máxima e mesmo assim não consegue atender a demanda de usuários, mas somente a após o anuncio da Copa do Mundo em São Paulo foi que o governador resolveu que seria necessária a troca da sinalização,...
tracking img