49981541040

Páginas: 15 (3562 palavras) Publicado: 18 de abril de 2013
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
curso administração

gilcimar ferreira
gresse marques gonçalves
jefferson lima vaz
thiago camargo de melo santos
wesley borges de faria

estudo de caso: a copa do mundo é nossa

Itumbiara
2012

gilcimar ferreira
gresse marques gonçalves
jefferson lima vaz
thiago camargo de melo santos
wesley borges de faria

estudo de caso: a copa domundo é nossa

Trabalho apresentado ao Curso de Administração módulo I da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, orientado pelos professores do 1° período.

Orientadores: Samara Headley
Wilson Sanches
Márcia Bastos
Marcelo Silveira

Itumbiara
2012

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO 3
2 – DESENVOLVIMENTO 4
3 – CONSIDERAÇÕESFINAIS 14
4 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

1 – INTRODUÇÃO

Há algum tempo, quando a FIFA anunciou que o Brasil seria sede oficial da Copa do Mundo de 2014, muitos se perguntaram: será que estamos preparados para sediar um evento mundial desse porte? Será que tanto investimento valerá a pena? Mesmo diante das controvérsias, o brasileiro tem acompanhado com ansiedade os preparativos para essagrande festa do esporte, ou seja, construção e reforma de estádios, obras de infraestrutura, e também como investir para melhorar seu próprio negócio, ou buscar uma nova oportunidade.
Gilberto proprietário da empresa de transportes ZZZ, quer fazer parte deste empreendimento, e para isso precisa contar com a opinião de outras pessoas, para analisar como tornar seu negócio lucrativo com a copa domundo.
A partir das teorias estudadas neste primeiro módulo, nós alunos do 1° período de administração, faremos parte do estudo de caso e procuraremos ajudar o Sr. Gilberto a responder suas dúvidas.

2 – DESENVOLVIMENTO

● Aspectos positivos e negativos

O estudo de caso apresentado nos mostra a história de Gilberto, o fundador da ZZZ transportes, empresa fundada há 8 anos em Salvador, contacom profissionais experientes nas áreas de transporte e turismo. A ZZZ transportes é locadora de vans, ônibus, micro-ônibus e carros executivos, se destaca por promover o bem-estar dos seus clientes, valorizar colaboradores e aplicar a tecnologia a serviço da segurança no transporte de passageiros.
A empresa dispõe de diversos tipos de vans para aluguem e trabalha com vans executivas e vansexecutivas Luxo, com capacidade que varia de 10 a 15 passageiros. Equipadas com ar-condicionado, poltronas individuais reclináveis, som ambiente, DVD, sinal de TV digital, rastreador via satélite, entre outros opcionais. A frota da empresa possui carros novos e uma equipe de profissionais altamente qualificados para melhor atendê-lo.
Gilberto possui uma empresa estável no mercado, talvez ele tenhaque refletir sobre alguns pontos positivos e negativos da copa no Brasil em 2014.
As vantagens de sediar uma copa do mundo são diversas, como aumento na demanda de mão de obra e conseqüentemente de postos de trabalho, a melhoria da infraestrutura, o aumento do turismo, a visualização do país a nível mundial e aumento da segurança. Muitos países que sediaram esse mega evento tiveram um aumentoconsiderado no seu PIB (produto interno bruto) tomamos como exemplo a Alemanha que no ano 2006 sediou a copa do mundo e teve um crescimento de 3% acima do previsto do seu PIB. Para os brasileiros de modo geral o maior beneficio é a melhora da infraestrutura deixada após o termino do evento. Por outro lado esse tipo de evento também podem se tornar um acelerador de investimentos principalmente eminfraestrutura que já deveria ter sido melhorada. Um exemplo é o metrô de São Paulo, sempre se soube que em horário de pico, ou seja, em horário de maior movimento os trens circulam com a sua capacidade máxima e mesmo assim não consegue atender a demanda de usuários, mas somente a após o anuncio da Copa do Mundo em São Paulo foi que o governador resolveu que seria necessária a troca da sinalização,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!